Home > Dicas

Como preservar dados para sempre

Algumas considerações sobre como preservar informações especiais por décadas

Lincoln Spector – PC WORLD/EUA

15/09/2005 às 17h09

Foto:

Ninguém tem a resposta definitiva sobre o melhor jeito de preservar sua informação digital, mas as recomendações seguintes aumentarão suas chances de ter arquivos de dados legíveis a mão durante muitos e muitos anos.

1. Escolha o formato correto
Use arquivos de formatos que você poderá abrir daqui 20 anos ou mais. Os principais candidatos são tipos bastante populares e aceitos por diversos programas, com .BMP, .TIF, .JPG, .DOC, .HTM e .TXT. Lembre-se que, se tiver uma imagem em formato não comprimido, deixá-la como TIF vai preservar mais detalhes. Para um nível extra de precaução, grave os arquivos em mais de um formato.

2. Use discos não regraváveis
Obviamente, escolher um formato adequado não adiantará em nada se a mídia física onde os arquivos forem armazenados tornar-se ilegível ou se a empresa que a fabrica parar de fazer leitores para ela. De novo, pense em ubiqüidade. Hoje, inúmeros fabricantes produzem drives de CD e DVD, mas apenas a Iomega faz Zip Drives, por exemplo. Se a empresa desistir deles, ler os discos zip pode tornar-se uma tarefa difícil no futuro.

Outra coisa, fique longe de CDs e DVDs regraváveis. A vantagem destes modelos – a capacidade de apagar e substituir conteúdo – vira uma desvantagem quando o assunto é preservar informações por muito tempo. Mais importante, discos RW não são tão estáveis como os apenas graváveis.

3. Escolha o software adequado
Não use ferramentas como Drag-to-Disc, presente no pacote Roxio Easy Media Creator, ou Nero InCD, que permitem gravação direto do Windows Explorer. Prefira um bom programa de autoria de CDs, como o Creator Classic, do Easy Media Creator.

4. Faça diversas cópias
Ter backups disponíveis aumenta a chance de ao menos um sobreviver. Como mencionado acima, use dois ou mais formatos, quando possível.

5. Guarde os discos apropriadamente
Mídia óptica gosta de locais frios e secos, longe da luz do sol.

6. Faça verificações
De tempos em tempos, tire os discos dos locais onde estiverem guardados, insira-os num computador e verifique se ainda podem ser lidos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail