Home > Dicas

Agilize a execução de sua apresentação

Aprenda a usar o assistente do PowerPoint e a gravar um CD que abra automaticamente sua apresentação multimídia ao ser inserido em um desktop ou notebook

20/09/2005 às 15h17

Foto:

O Microsoft PowerPoint inclui uma ferramenta que permite gravar sua apresentação e todos os arquivos que ela utiliza em um CD e ainda programar para que ela seja executada automaticamente quando o disco for inserido em um computador. Na versão 2003 do programa, esta tarefa é praticamente automática. Nas anteriores, o trabalho é um pouco maior. Confira abaixo como automatizar suas apresentações e agilizar a execução delas antes de uma reunião importante.

Office 2003

Na versão 2003 do PowerPoint, depois de pronta e salva a apresentação, clique no menu Arquivo e na opção Pacote para CD. Na janela que se abrirá, dê um nome ao disco e clique em seguida no botão Opções. Na janela seguinte, verifique se está marcada a opção Visualizador do PowerPoint, no painel Incluir estes arquivos. No campo abaixo, escolha a opção Executar todas as apresentações automaticamente na ordem especificada. Marque também as opções Arquivos vinculados e Fontes TrueType incorporadas. Clique OK e em Copiar no CD.

Versões anteriores

Para as edições mais antigas do PowerPoint, execute os passos seguintes:

1. Faça o download da versão 2003 do Visualizador do PowerPoint em www.microsoft.com.br.

2. Abra a apresentação já pronta no PowerPoint, clique no menu Arquivo e na opção Apresentação portátil. Siga os passos do assistente e, quando for questionado sobre o Visualizador, selecione Não incluir o Visualizador. Caso contrário, será incluída a versão 97 do Visualizador, que pode gerar problemas de compatibilidade

3. Encerrado o assistente, abra a pasta onde foi gravada sua apresentação portátil e execute o arquivo PNGSETUP.EXE para abri-la em uma nova pasta. Esta nova pasta terá então o arquivo da apresentação, todos os arquivos vinculados a ela (áudios, vídeos, animações) e o arquivo PLAYLIST.LST.

4. Abra a pasta onde foi gravado o Visualizador do PowerPoint e copie todos os arquivos ali presentes (PPTVIEWER.EXE, GDIPLUS.DLL, etc) e faça uma cópia deles nas pasta onde foi gravada a apresentação.

5. Utilize o Bloco de Notas para abrir o arquivo PLAYLIST.LST e modifique seu conteúdo para que conste apenas o nome da apresentação e sua extensão. Por exemplo, no lugar de /s “minhaapresentação.ppt” escreva minhaapresentação.ppt. Salve o arquivo com o nome PLAYLIST.TXT e apague o PLAYLIST.LST.

6. Crie o arquivo AUTORUN.INF usando o Bloco de Notas e escreva o seguinte:
[autorun]
open=pptview.exe /L “playlist.txt”

7. Crie um novo arquivo no Bloco de Notas e escreva @pptview.exe /L “playlist.txt”. Salve-o como PLAY.BAT.

Em resumo, a pasta deve conter o arquivo da apresentação, os arquivos de áudio, vídeo ou animação, e os arquivos PLAYLIST.TXT, AUTORUN.INF e PLAY.BAT. Verifique que tudo funcione executando o PLAY.BAT. Se não houver problemas, grave um CD com todo o conteúdo da pasta. Os arquivos devem estar na raiz do disco.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail