Home > Dicas

DVD do notebook na tela da TV

Aprenda como ligar seu computador portátil à TV para assistir a filmes e musicais a partir do drive DVD do notebook

20/09/2005 às 16h26

Foto:

A maioria dos atuais modelos de notebook permite que você misture prazer com negócios ao assistir a filmes no drive de DVD. E, com a configuração certa, você pode plugar seu portátil a uma TV no seu quarto de hotel, na casa de um amigo ou onde quer que esteja. Dá até para ver como sua apresentação em PowerPoint fica na televisão, mas apenas por pouco tempo para não se tornar obcecado pelo trabalho.

Conectar seu notebook a uma TV para ver DVDs é uma ação relativamente simples, a não ser que aconteçam algumas falhas. Nesse passo-a-passo, focamos as conexões mais comuns atualmente: mesmo novas, as interfaces DVI (Digital Visual Interface) e S/PDIF (Sony/Philips Digital Interface) já fazem parte da maioria dos notebooks. Não estão listadas as conexões de notebooks media centers a TVs pela mobilidade limitada dos aparelhos, graças ao peso.

1. Insira o DVD
Com o notebook rodando Windows, coloque o disco no drive de DVD. Mesmo que alguns notebooks multimídia permitam que você assista ao DVD sem iniciar a máquina, é mais fácil testar as conexões e mudar as configurações de display dentro do Windows.

2. Faça a conexão de vídeo
Para executar um DVD na TV a partir do seu notebook, seu computador deve ter uma porta TV-out. Como o próprio nome em inglês denuncia, a interface permite que você use uma TV como monitor para seu notebook. Muitos dos equipamentos atuais apresentam portas TV-out, com a exceção de alguns ultraportáteis. Com pouco espaço, notebooks tão compactos acabam sacrificando saídas com essa função.

Uma conexão TV-out em notebooks é geralmente uma porta S-Video. A interface S-Video oferece maior qualidade de imagens que a tradicional conexão Composite, também chamada de RCA.

Para conectar o notebook à TV, você precisará de um cabo S-Video. Já que a maioria dos portáteis não traz um, você provavelmente terá de comprá-lo. Para melhor qualidade no sinal de transferência, prefira cabos que não sejam tão longos (menos de dois metros é o ideal) e tenham conectores dourados.

Fique atento também às conexões da TV. Aparelhos mais antigos não trazem entradas S-Video, apenas RCA. Para contornar o problema, existem adaptadores que convertem S-Video em Composite, com alguma degradação de imagem.

Outra dificuldade em potencial é o fato de que alguns hotéis oferecem TVs sem saída alguma nos quartos com o intuito de os hóspedes assistirem à programação pay-per-view oferecida pelo hotel. Nesse caso, esqueça o filme no DVD. Obviamente, não há como conectar o notebook à TV sem nenhum tipo de entrada.

3. Conectando o áudio
Para o som, você precisará de um cabo que conecte a saída de fone de ouvido do notebook às entradas do lado esquedo e direito de som estéreo da TV. Tais dispositivos podem ser achados facilmente em lojas de equipamentos eletrônicos.

4. Prepare a TV
Você precisará selecionar a entrada de vídeo correta da sua TV para assistir ao que está passando no DVD do notebook. Se você tem um aparelho de DVD ou um videocassete conectado à sua televisão, deve estar familiarizado com a idéia de mudar o modo de exibição da TV até encontrar o filme.

5. Defina as configurações do notebook
Por fim, você precisará ajustar as definições de display do notebook. Enquanto portáteis mais novos trazem funções que regulam automaticamente a tela para a TV, a configuração de exibição de notebooks mais antigos precisa ser feita manualmente.

Independentemente das opções disponíveis, depois das configurações feitas, o DVD está pronto para ser assistido na TV. O mesmo esquema poderá ser usado para a reprodução de fotos e vídeos armazenados no disco rígido.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail