Home > Dicas

Ligação na faixa com o Skype

Saiba como instalar e configurar o programa de telefonia via web em nosso passo-a-passo

20/09/2005 às 21h18

Foto:

Existem muitos programas de VoIP e, sem dúvida, todo mundo pensa no Skype quando fala sobre este tema. Sua gratuidade, simplicidade de instalação e a grande quantidade de usuários cadastrados em todo o mundo colaboram para sua rápida expansão. Se você possui conexão à internet, microfone e alto-falantes (ou fone de ouvido), basta fazer o download do programa gratuitamente para conversar com outras pessoas em qualquer parte do mundo, sem cobrança de taxas (no caso de conexões entre PCs). PC WORLD mostra a seguir todos os passos necessários para instalar e utilizar o programa.

1. Download do programa

Skype site tela

Para obter o software gratuitamente, basta visitar a página www.skype.com. E não é preciso saber inglês. Clique nas bandeiras no canto superior direito e escolha a opção Português para que a interface apareça no nosso idioma. Selecione Fazer o download agora e, na tela seguinte, escolha a versão para o seu sistema operacional (Windows, Linux, Pocket PC ou Mac OS). Neste exemplo, vamos utilizar o sistema operacional Windows (vale lembrar que o Skype só funciona corretamente com as versões XP ou 2000). O software não exige um computador muito potente, pois a configuração mínima pede processador de 400 MHz e 128 MB de memória.

2. É hora de instalar
Skype instalação telaO processo de instalação é muito simples. Basta seguir as indicações que surgem na tela. Terminados os passos básicos, chega o momento do registro como usuários do Skype, ou seja, de criar uma nova conta. Trata-se de um passo imprescindível para a utilização do programa. Como em um programa de mensagens instantâneas, esse registro indica qual será a identificação de usuário. É preciso criar um nome e uma senha, além de inserir um endereço de e-mail que o Skype utilizará para enviar o código de acesso, caso você esqueça da senha. Aí é só clicar em Finalizar, para que o programa crie a conta. Aparece, então, uma nova janela denominada Perfil de usuário, na qual você especifica apenas os campos que desejar, levando em conta que todos os dados, com exceção do endereço de e-mail, serão visíveis para os outros usuários. Ao clicar em Atualizar, a informação acrescentada será adicionada à nossa ficha.

3. Adicionar contatos
Skype adicionar contato telaA interface em português do Skype traz três abas principais e seis ícones na sua parte superior, além dos símbolos relativos a Chamar e Desligar na parte inferior. Na página inicial aparecerão os nossos contatos conectados além de informações sobre a nossa conta. Para adicionar um contato, clique  no botão +. Surge uma nova janela que pedirá a você para escrever o número do telefone ou o nome do contato que deseja adicionar. O software conta com uma opção de busca. Basta clicar na lupa (Pesquisar) e inserir a informação no campo Procurar. Encontrado o contato, clique sobre o símbolo de acrescentar contato que aparece na parte inferior da janela. Se surgirem várias pessoas com o mesmo nome, por exemplo, é possível recorrer ao ícone de informação, na parte inferior da tela, para conseguir mais informações sobre cada uma delas. Resolvida a questão é hora de acrescentar o contato a sua lista ou chamá-lo diretamente. O Skype enviará uma mensagem para a outra pessoa, perguntando se deseja conceder autorização para você se comunicar com ela. Se ela aceitar, passará a fazer parte da lista de contatos. Para quem ligar, aparecerá a janela Solicitar autorização, na qual é possível enviar uma mensagem pessoal.

4. Chamadas de PC para PC
Skype chamando telaÉ necessário repetir os passos anteriores com cada um dos contatos que deseja adicionar. Para realizar uma ligação não é necessário que a pessoa esteja entre os contatos, embora seja recomendável acrescentá-la se for chamá-la muitas vezes. Acrescentado o contato, seu nome ou apelido aparece na tela. Para telefonar, clique sobre ele e em seguida sobre o ícone de chamada localizado na parte inferior à esquerda ou então clique duas vezes diretamente sobre ele. Aparecerá uma tela como a que mostramos na imagem. A outra pessoa terá a possibilidade de atender, iniciando assim a comunicação, ou de desligar diretamente, como se fosse um telefone. Nos nossos testes a qualidade do áudio foi excelente, produzindo uma comunicação fluida e sem cortes. Vale lembrar que o Skype também permite a comunicação do computador com um telefone convencional, serviço conhecido como SkypeOut. Ele funciona de maneira semelhante, mas exige que o usuário adquira créditos (cotados em euro) e pagamento com cartão de crédito internacional. Mesmo assim, suas tarifas são extremamente competitivas (clique aqui para checar os valores). E não importa de onde você liga. Na hora de calcular os custos, apenas o destina conta.

5. Algumas funções úteis
Skype bloquear usuário telaA tela principal do Skype pode exibir o número de chamadas perdidas, se for o caso, e os nomes das pessoas que as realizaram. Mais abaixo veremos o número de contatos que se encontram conectados e, se você clicar sobre a conexão, passará diretamente para a tela Contatos para realizar chamadas. Porém, o Skype também tem outras funções, como enviar mensagens instantâneas selecionando o nome da pessoa com quem vamos conversar. É só clicar no ícone de balão no alto da página inicial. Quer enviar um arquivo? Clique no ícone da seta na parte superior. Se surgir algum usuário inconveniente, é possível bloqueá-lo a partir de Ferramentas/Gerenciar usuários bloqueados.

Benefícios: chamadas via internet
Preço: gratuito (para ligações entre PCs)
Tempo requerido: 15 minutos
Nível de conhecimento: Baixo
Ferramentas: nenhuma

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail