Home > Notícias

Nova praga ataca celulares e PCs com Windows

O Cardtrap.A infecta smartphones com sistemas Symbian e copia outras duas pragas para um cartão de memória. Por ali, ataca também o Windows

22/09/2005 às 17h12

Foto:

A F-Secure divulgou nesta quarta-feira (21/09) a descoberta de um cavalo-de-tróia para Symbian - sistema operacional utilizado em celulares inteligentes - que também infecta usuários de Windows.

Depois de contaminar, o Cardtrap.A copia outros dois vírus de Windows para o cartão de memória do aparelho. Após perceber que seu celular está infectado, a reação mais provável é que o usuário procure baixar um antivírus móvel da internet e, usando o mesmo cartão de memória infectado, tente limpar o smartphone.

É nessa hora que os vírus Win32/Padobot.Z e Win32/Rays tentam contaminar também o PC do usuário - ao inserir o cartão no computador, ambas as pragas tentam se copiar automaticamente para a pasta de sistema do Windows.

O Padobot.Z vai ainda mais longe, pois tenta se auto-executar a partir do próprio cartão de memória. Após testes com os sistemas Windows 2000 e XP, a F-Secure afirmou que não era possível rodar as pragas automaticamente desta maneira, mas não descarta que alguma outra combinação de hardware e versão do Windows possa dar condições para infecção.

A empresa de segurança afirma que o cavalo-de-tróia não está se propagando, mesmo assim recomenda que o usuário de smartphone, aparelho que combina funções de PDA e celular, mantenha um antivírus instalado e atualizado no sistema.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail