Home > Dicas

Rastreadores de pragas online

A internet ajuda a verificar a origem de arquivos suspeitos

23/09/2005 às 20h02

Foto:

 

Se há suspeita de que uma DLL é falsa, o primeiro lugar para verificar é o DLL Help Database, da Microsoft (support.microsoft.com/dllhelp). Essa área permite a busca de informações sobre uma DLL por nome. Se você desconfia que um arquivo possa estar conectado a spyware, vasculhe o Spyware Information Center (www3.ca.com/securityadvisor/pest), da Computer Associates. Outra fonte excelente é a Pest Encyclopedia, no PestPatrol – Center for Pest Research (research.pestpatrol.com), que fornece informação sobre mais de 27 mil formas de malware.

malware_passo4bQuando não se consegue saber se um arquivo é legítimo, uma saída é pesquisar as páginas Task List Programs, na página AnswersThatWork. com (www.answersthatwork.com) em busca de informação sobre software legítimo, spyware e vírus. Ferramentas como o WinPatrol, da BillPStudios (www.winpatrol.com) e o WinTasks 5 Professional, da Uniblue (www.liutilities.com), apontam se um programa ou uma DLL é um programa malicioso. O WinPatrol tem uma versão gratuita e outra, a Plus, que custa 24,95 dólares. Tanto o WinPatrol quanto o WinTasks 5 oferecem um banco de dados online com informações sobre milhares de DLLs e aplicativos que você possa encontrar, embora o WinTasks, que sai por 49,95 dólares, também coloque processos específicos em uma “lista negra” para que não rodem novamente. Se você caça malware regularmente, o Security Task Manager, da Neuber Software (www.neuber.com/taskmanager), possibilita que você avalie cada executável, driver ou DLL, esteja ou não em execução. O programa custa 29 dólares.

Conclusão: nem sempre você pode confiar nos primeiros resultados quando procura um arquivo desconhecido na web. Mesmo que centenas de sites pequenos divulguem dados sobre um malware suspeito, uma página em um site da Microsoft que explique o uso legítimo do arquivo pode melhorar essas análises. Quanto mais você descobrir sobre um arquivo antes de fazer sua pesquisa online, menor a probabilidade de “matar” uma DLL ou um programa legítimo.

Próximo passo:

5. De olho nas novas ameaças

 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail