Home > Dicas

Segurança primeiro

O que fazer antes de começar a caça aos programas maliciosos

23/09/2005 às 18h40

Foto:

20050923_malwarep1_tela_320x335.jpg
Em primeiro lugar e mais importante, lembre-se de que esse é o sistema operacional com o qual você está trabalhando, por isso seja cauteloso e não comece a apagar tudo a torto e a direito assim que suspeitar de problemas. Se você remover tudo, pode impossibilitar que o Windows seja iniciado.

Em segundo lugar, resguarde-se a cada passo. O recurso Restauração do Sistema (no Windows XP e Me) pode retorná-lo com segurança ao ponto em que você se encontrava antes de um problema. Clique em Iniciar/Programas (Todos os Programas no XP)/ Acessórios/Ferramentas de Sistema/Restauração do Sistema e em Criar um Ponto de Restauração para percorrer o assistente. Outro jeito de chegar ao assistente é clicar em Iniciar/Ajuda e Suporte/Restauração do Sistema. Crie um novo ponto de restauração antes de cada mudança.

Talvez você também precise tornar os arquivos de sistema visíveis. Abra o Windows Explorer ou qualquer janela de pasta e clique em Ferramentas, Opções de Pasta, Modo de Exibição. Clique na opção Mostrar Pastas e Arquivos Ocultos e certifique-se de que os itens Ocultar as Extensões Dos Tipos de Arquivos Conhecidos e Ocultar Arquivos Protegidos do Sistema Operacional (Recomendado) estejam desmarcadas. Em seguida, clique na opção Sim se você vir qualquer alerta do Windows. Execute seus aplicativos antivírus e antispyware atualizados. Por fim, remova um arquivo somente se tiver certeza de que ele faça parte de uma infestação de um programa malicioso. Não use as técnicas a seguir para remover velhas DLLs de suas pastas de sistema, por exemplo.

Próximos passos:

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail