Home > Dicas

O disco é nosso

Aprenda a dividir uma unidade de disco rígido compartilhada para que cada usuário tenha seu próprio espaço de armazenamento

23/09/2005 às 21h45

Foto:

Dividir o mesmo computador com outra pessoa não é ideal, mas é necessário em algumas situações. O difícil é gerenciar os eventuais conflitos. Um dos problemas mais comuns no compartilhamento de uma máquina é a ocupação desordenada do espaço no disco rígido. Para resolvê-lo, a melhor saída é delimitar o quinhão de cada um, de modo que os usuários não possam armazenar na unidade mais arquivos do que os espaços que lhes foram designados. Esta definição é conhecida como estabelecimento de limites de cota.

Ao estabelecer estes valores, terão de ser especificados dois pontos: o limite que não queremos que seja superado e o momento em que o usuário será avisado de que seu espaço está chegando ao fim. Estes limites não precisam ser rígidos. É possível estabelecer que um usuário possa exceder sua cota, mas seja advertido de que está ocupando mais espaço do que deveria. Veja, a seguir, quais são as diferentes formas de designar cotas – os fatores que tem de ser levados em conta, como destinar a todos os usuários o espaço igual ou como definir porções do disco diferentes para cada um deles. Aprenda também a eliminar uma cota destinada a um usuário que deixou de usar o computador.

Benefício:

controlar o espaço que vários usuários utilizam em uma mesmo computador

Preço:

gratuito

Tempo exigido:

15 minutos

Nível de experiência:

médio

Ferramentas:

nenhuma

Próximos passos:

> 1 - Antes de começar
> 2 - Definição de cotas de disco
> 3 - A mesma cota para todos
> 4 - Personalização das cotas

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail