Home > Notícias

O que vale é a inteligência

Pequenas e médias empresas já enfrentam a concorrência com armas semelhantes às adotadas pelas grandes – ferramentas de BI

Robinson dos Santos

23/09/2005 às 18h45

Foto:

Já se disse que o principal ativo das empresas é a informação. Ilustração Business Intelligence gdeMas quanto ela vale? Quem tem um sistema de inteligência de negócios, ou business intelligence (BI), sabe a resposta. A tecnologia, que até pouco pouco tempo atrás era privilégio de empresas grandes, começa a ter espaço cativo nas pequenas e médias corporações.

“As empresas menores enfrentam cada vez mais competição”, afirma o diretor-geral da MicroStrategy, Flávio Bolieiro. “Isso faz com que tenham de saber se os clientes estão satisfeitos e definir seus indicadores de performance.” E é para isso que existe a BI. A tecnologia ajuda a criar mecanismos de controle que permitem acompanhar, às vezes em tempo real, os números mais importantes, como faturamento, margem de lucro e estoque. Com essas informações na tela, o executivo pode tomar as decisões que julgar adequadas.

O campo de BI não está livre de armadilhas. “Ainda existe muita confusão”, admite o presidente da Execplan, Antonio Augusto. Para o executivo, montar um banco de dados e fazer relatórios de consulta simplesmente não é business intelligence.

O maior desafio é que BI nunca é feito para responder a uma questão específica, e sim a qualquer pergunta vinda da alta direção. “O software de BI deve entregar a informação na forma como cada tomador de decisão quer vê-la”, diz o diretor de negócios da Cognos, Valdeni Novaes.

Padrinho de peso

É justamente por mexer com a empresa inteira que o envolvimento do dono, dos sócios ou da alta direção é tão importante. “Os donos do negócio são os maiores patrocinadores (sponsors) do projeto”, afirma Novaes, da Cognos. Afinal, é a própria direção que vai estabelecer quais serão seus indicadores de desempenho – números que vão indicar se a empresa está ou não no rumo do sucesso. Aumentar a margem de lucro pode ser importante para uma empresa, exemplifica Augusto. Para outra que queira ampliar a participação no mercado, a margem de lucro pode ser sacrificada. Em resumo, é a empresa que decide.

Com um plano estratégico na mão e indicadores de performance definidos, é hora da implantação. “É comum completar a primeira fase do projeto em cerca de três meses”, conta Bolieiro. Isso ajuda a empresa a perceber rapidamente as vantagens da tecnologia, ao mesmo tempo em que investe na expansão do sistema.

A distinção entre BI analítico e sintético, comum há cinco anos, caiu por terra. “Isso dizia respeito ao tamanho do banco de dados usado nas pesquisas e ocorria mais por falta de recursos, como servidores e licenças de software. Nós não recomendamos restringir o conjunto de dados porque pode levar a conclusões incorretas”, explica o presidente da Execplan.”

Para atacar os pequenos e médios, as fornecedoras têm criado pacotes por setor e facilidades de pagamento. A Execplan criou duas linhas de serviço, a Small Business e a Professional. Um projeto completo tem preços a partir de 50 mil reais, que pode ser pago em 12 parcelas sem juros. A MicroStrategy diz que é possível contratar um projeto por custo a partir de 50 mil reais, ou mesmo em regime de aluguel, com valores de 3 mil reais por mês. “Abaixo disso, só se o escopo for limitado”, explica o diretor-geral, Flávio Bolieiro.

Esses valores parecem altos demais? Pode ser. Mas gastar dinheiro em BI pode até ser um investimento. Bolieiro, da Microstragegy, conta que, nos Estados Unidos, BI virou fonte de renda. “Principalmente para o setor de varejo, que lida diariamente com informações de vendas de fornecedores que concorrem entre si. Essas empresas começam a vender para os fornecedores o acesso a seus próprios dados”, conta.

Fornecedor

Preço

Onde encontrar

Cognos

não forneceu

www.cognos.com/br

(11) 2244-6700

Execplan

A partir de R$ 50 mil incluindo software, manutenção e implantação

www.execplan.com/br

(11) 3120-6322

MicroStrategy

A partir de R$ 50 mil

www.microstrategy.com.br

11) 3044-4811

RM Sistemas

R$ 20 mil, incluindo licença de software e serviços de implantação para cinco usuários

www.rmsistemas.com.br

0800-7098100

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail