Home > Dicas

Dicas para comprar uma impressora

Quer você queira uma impressora inkjet para uso doméstico ou uma laser para o escritório inteiro, nós temos recomendações que facilitam sua compra

24/09/2005 às 18h44

Foto:

Impressoras inkjet
• As impressoras inkjet são baratas, mas o valor do cartucho aumenta o custo geral. Verifique os preços dos suprimentos e descubra quantas páginas cada cartucho vai imprimir. Depois de calcular quantas páginas você vai imprimir por mês, determine o custo da impressora e da tinta ao longo de um ano. Considere comprar cartuchos individuais se souber que vai precisar mais de uma cor do que de outras – por exemplo, se muitos documentos tiverem um logotipo vermelho.
• Os fabricantes com freqüência informam em suas embalagens especificações sobre velocidade de impressão superiores às que vemos em testes. O mecanismo de impressão de uma inkjet típica produz duas a quatro páginas de texto por minuto e um gráfico ou uma foto de 8,5 por 11 polegadas, página inteira, em dois a três minutos.
• Algumas inkjets coloridas imprimem fotos com qualidade próxima de um laboratório fotográfico profissional. Se você planeja usar a impressora principalmente para fotos ou gráficos, procure modelos especializados neste tipo de impressão. Se você pretende imprimir sobretudo fotos, procure impressoras de fotos com recursos extras como slots para cartões, painel LCD que permite ver e imprimir uma imagem sem usar o PC, e software de edição de imagem empacotado.
• Preço não se traduz, necessariamente, em qualidade ou velocidade de impressão.

Impressoras a laser monocromáticas (preto e branco)
• Se você imprime muitos documentos só de texto, considere comprar uma impressora laser monocromática barata. Essas impressoras fornecem qualidade de texto superior em comparação a impressoras inkjet high-end.
• Algumas lasers monocromáticas custam apenas R$ 700, tornando-se um bom negócio para usuários domésticos.
• Se você precisa imprimir muito texto e gráficos de alta qualidade, a compra de uma boa impressora inkjet para fotos além de uma impressora laser monocromática barata pode gerar economia de custos de tinta e manutenção no longo prazo.
• Muitas lasers monocromáticas vêm com portas Ethernet opcionais para rede. Se você planeja usar a impressora com um PC, não pague o dinheiro extra por uma placa Ethernet.

 Impressoras a laser coloridas
• Testes de PC WORLD revelam que as impressoras a laser coloridas imprimem gráficos coloridos mais devagar do que seus fabricantes informam.
• Os cartuchos de toner das impressoras laser coloridas são os consumíveis mais caros de uma impressora, mas seu rendimento é tão superior ao do cartucho de uma inkjet que, no longo prazo, o toner da laser colorida sai mais barato em uma base por página.
• Os cartuchos de toner das lasers coloridas também são potencialmente perigosos para o meio ambiente. Verifique se a loja de suprimentos ou o fornecedor aceitam unidades usadas para reciclagem.
• Se você não gerencia um departamento gráfico, mas quer imprimir cor, provavelmente escolherá uma impressora inkjet, que cria belos gráficos por um décimo do custo de uma laser colorida. Lembre-se, porém, de que o preço acessível de uma inkjet é ultrapassado rapidamente pelo custo da tinta de reposição.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail