Home > Notícias

Leitores faciais

Dan Tynan, PC WORLD – ESPANHA

25/09/2005 às 19h43

Foto:

Onde você viu isso antes?
Em O Amanhã Nunca Morre, James Bond (Pierce Brosnan) utiliza o reconhecimento facial para identificar o terrorista Henry Gupta (Rickey Jay) em uma gravação.

Como funcionam?
Existem várias formas de reconhecimento facial. O método mais comum adota uma câmera para capturar uma imagem do rosto. Essa imagem é analisada em função de certos “pontos-chave”, como a distância entre os olhos ou a largura do nariz. Em função desses parâmetros, é gerado um gabarito único (uma série de números) que vai servir para futuras comparações.

Leitor facial grande

Onde são utilizados?
As empresas preocupadas com segurança utilizam o reconhecimento facial para que os empregados acessem áreas restritas. Os aeroportos para identificar passageiros que possam estar nas listas de procurados. As cidades adotam o sistema para detectar delinqüentes em lugares públicos e, em alguns cassinos de Las Vegas, para surpreender fraudadores. Todas essas experiências têm diferentes graus de sucesso.

São seguros?
Segundo os testes do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Estados Unidos, os melhores sistemas alcançam precisão entre 80% e 90% em condições controladas. Mas os resultados variam em função da iluminação e do ângulo de posicionamento do rosto, bem como do sexo e da idade da pessoa cuja face é digitalizada. A tecnologia está melhorando mais na verificação de identidade do que na identificação de rostos no meio de uma multidão.

São passíveis de fraude?
Sim, mas exigem mais do que óculos e um bigode. Na verdade, os disfarces fazem menos efeito do que um aumento ou uma perda de peso. Alguns sistemas deixam-se enganar com a simples colocação de uma foto em tamanho natural em frente à câmara.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail