Home > Dicas

Tire fotos em close com sua câmera digital

Capture o mundo microscópico e revele minúsculos detalhes que você raramente vê

Dave Johnson

25/09/2005 às 18h05

Foto:

Sapo closeFotos de perto – também conhecidas como macrofotografia – são uma das coisas mais divertidas de se fazer com uma câmera digital. As câmeras atuais permitem a captura de parte do mundo microscópico e a visualização das coisas da perspectiva de um inseto. Confira então algumas dicas para tirar o máximo proveito do modo close-up de sua câmera.

O básico da macrofotografia
Macrofotografia é tudo o que se refere a capturar o mundo microscópico – destacando detalhes mínimos que o olho humano não percebe. Você precisará colocar sua câmera no modo macro para isso. A configuração, geralmente identificada por um ícone de uma flor, prepara as lentes da câmera para uma captura bem próxima ao objeto.

Olho closeÉ aconselhável a leitura do manual da câmera para mais detalhes. O modo macro permite que você chegue bem perto do objeto e, em geral, quanto mais perto você fica, melhor a foto ficará.

Ao mesmo tempo, este close tem dois efeitos adversos em suas fotos. Primeiro, ele amplia os efeitos de tremida e a falta de foco. Ficará difícil conseguir uma foto sólida, não tremida, no modo macro, portanto o uso de um tripé é recomendado.

Os closes também reduzem a profundidade do campo, ou seja, nem tudo na foto ficará com foco nítido. Você precisa ter certeza de que o foco está sobre a parte mais importante da imagem, uma vez que partes da cena bem próximas provavelmente não estarão nítidas. Você pode aumentar a profundidade de campo desligando a exposição automática (auto-exposure) e colocando a abertura da câmera para o maior f-stop, como o f/16 ou f/22.

Outra consideração importante é como planejar o assunto no frame. Por exemplo, se o objeto é longo e estreito, como uma centopéia ou um tubo de pasta de dentes, tente mantê-lo paralelo às lentes da câmera. Assim, todo o comprimento do objeto estará em foco. Se você fotografa com o objeto apontado em direção à câmera, apenas parte dele estará em foco nítido.

Preste atenção no fundo
Flor closeAs fotos macro ficam melhores quando você pode reduzir as distrações causadas por fundo confuso ou manchado. Quando você fotografa ao ar livre, tirando fotos de flores ou insetos, tente usar o flash. O fundo ficará escuro, eliminando o problema.

Se você está tirando foto de alguma coisa ao ar livre – como uma coleção de selos ou um pequeno aparelho que você talvez queira vender – é melhor um pôster para ficar de fundo. Usar uma cor mais escura é ótimo para destacar o objeto.

Melhor iluminação
Golfe closeFinalmente, vale a pena notar que os flashes de muitas máquinas digitais não cumprem o papel de iluminar objetos em close. Em geral, o flash pode ficar muito forte ou apresentar uma sombra (a lente pode bloquear o flash se você estiver muito perto). Considere utilizar um flash que esteja fora da câmera.

Como alternativa, use um refletor para equilibrar a luz do sol ou outra fonte de luz sobre o objeto. Você pode adquirir um refletor na maioria das lojas, mas uma opção ainda mais acessível é usar um pedaço de pôster branco brilhante.

A idéia mais importante, é claro, é pegar sua câmera e sair fazendo experimentos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail