Home > Notícias

Além do login e da senha

Os sistemas biométricos estão deixando de ser uma fantasia de Hollywood para fazer parte do dia-a-dia

Dan Tynan, PC WORLD – ESPANHA

25/09/2005 às 18h57

Foto:

Leitor facial pqVocê é quem diz ser? Responder rápido a esta pergunta poderá implicar algo mais do que ar uma olhada no RG. Talvez você tenha de submeter parte da sua biologia pessoal a um scanner biométrico. Os scanners de voz, rosto e íris foram, durante anos, elementos da ficção científica. Com o medo do roubo de identidade e o temor ao terrorismo, estão se tornando parte da rotina. Atualmente, usa-se o reconhecimento facial em aeroportos para identificar possíveis terroristas. Alguns colégios empregam leitores de digitais para garantir acesso exclusivo a empregados e estudantes. Os scanners de íris ajudam a melhorar a segurança em alfândegas, e alguns bancos começam a usar gravações de voz para verificar as transações realizadas por telefone.

Uma empresa chamada Food Service Solutions vende sistemas de digitalização de impressões digitais para colégios dos Estados Unidos. Cada estudante tem designada uma conta pessoal da qual debitam suas refeições quando tocam o dispositivo com o dedo. Algumas lojas começaram a testar scanners de digitais para que os clientes possam fazer pagamentos mais rapidamente e, além disso, proteger suas contas de usos fraudulentos.

Essas são os benefícios da biometria, mas quais são as desvantagens? Os defensores da privacidade afirmam que sua expansão tornará possível que as empresas e os governos criem relatórios detalhados dos nossos movimentos quando passamos de um scanner para outro. Afinal, se as lanchonetes Starbucks podem nos seguir facilmente, o governo, a companhia de seguros e o advogado de nosso cônjuge podem fazer o mesmo.

Por outro lado, os erros com esses sistemas são mais habituais do que admitem os abricantes. Pelo menos por ora. Mas a tecnologia está chegando com rapidez. Então, mostramos a seguir as formas mais habituais de biometria, suas aplicações e pontos positivos e negativos.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail