Home > Notícias

Verificadores de DNA

Dan Tynan, PC WORLD – ESPANHA

25/09/2005 às 19h49

Foto:

InjeçãoOnde você viu isso antes?
No filme Gattaca – A Experiência Genética, Vincent Freeman (Ethan Hawke) deve fornecer uma amostra de sangue na entrada da empresa aeroespacial onde trabalha, de forma que seu DNA possa ser contrastado com uma base de dados de empregados geneticamente superiores. Freeman utiliza uma impressão digital falsa cheia de sangue de Jerome Morrow (Jude Law), até que sua identidade é revelada por culpa de um cílio que deixa por descuido na cena do crime.

Como funcionam?
O DNA de uma pessoa é obtido por meio de amostras de sangue, saliva, cabelo ou pele. O comprimento e a seqüência de proteínas de várias seções da cadeia de DNA são analisados para gerar um “perfil de DNA”, que é comparado com outros perfis para ver se coincidem.

Onde são utilizados?
Atualmente, a análise de DNA é utilizada quase exclusivamente pela justiça para a verificação da paternidade. Quase todos os estados norte-americanos recolhem amostras de DNA dos condenados por crimes violentos, e quatro estados também as retiram de todos as pessoas que são detidas, segundo o DNA Resource. A base de dados de DNA do FBI reúne mais de 2,1 milhões de amostras. Porém, como analisar uma amostra leva várias horas, ainda estamos a alguns anos dos scanners biométricos que aparecem em Gattaca, segundo Maud Meister, consultora do International Biometric Group, de Nova York.

São seguros?
A possibilidade de que duas pessoas tenham a mesma seqüência de DNA é estimada em uma em seis bilhões. A exceção são gêmeos idênticos. Como os gêmeos idênticos têm íris e retinas diferentes, um scanner de olhos é mais confiável nesses casos.

São passíveis de fraude?
Sim, se um impostor obtiver o DNA de um fio de cabelo de uma pessoa e conseguir associar seu perfil de DNA a essa identidade. Porém, diferentemente da carteira de identidade ou do passaporte, nunca se pode substituir o DNA.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail