Home > Notícias

Flash versus HD

Discos rígidos recorrem à memória flash para acelerar a ativação do sistema operacional e prolongar a vida das baterias

25/09/2005 às 21h15

Foto:

Flash e disco rígidoO fim de longas esperas para a ativação do computador, duração mais longa da bateria e dados que sobrevivem a quedas. Estas são as promessas dos solid-state memory disks (SSDs), soluções que usam memória flash para complementar ou substituir as unidades de disco rígido atuais. A Samsung está trabalhando em dois tipos de produto: SSDs puros e drives híbridos que combinam discos rígidos tradicionais com memória flash. Os primeiros oferecem todos os benefícios mencionados, mas são muito mais caros do que os drives atuais. Os híbridos vão proporcionar maior duração da bateria e partida mais veloz, mas deverão custar apenas um pouco mais.

Corporações já usam SSDs que custam milhares de dólares por gigabyte. Mas flash tornou-se mais acessível, viabilizando o uso convencional. “Mais acessível”, no entanto, é relativo, já que o custo de flash por GB ainda é mais de 50 vezes superior ao de um disco rígido. Este valor a mais compra um drive que não se apóia em pratos giratórios ávidos por energia com cabeças móveis de leitura/gravação empoleiradas perto das superfícies de dados. O resultado final é até 30 minutos extras de bateria, estimam os fornecedores, e contas de luz mais baratas quando você está plugado. Fora isso, os dados ficarão mais protegidos contra manuseios indevidos do equipamento e os boots do sistema devem ser mais rápidos. Os drives da Samsung, prometidos para fim de agosto, vão incluir versões de 1,8 polegada e 2,5 polegadas em capacidades de 2 GB a 16 GB, com um modelo adicional de 2,5 polegadas e 32 GB. Os SSDs vão substituir os drives tradicionais primeiramente em subnotebooks e tablets.

O drive híbrido planejado por Microsoft e Samsung, por sua vez, deverá fornecer maior duração da bateria e tempos de ativação mais curtos, com custos adicionais desprezíveis. Sempre que seu notebook está ocioso ou em estado de espera, você pode salvar aplicativos e arquivos nos 64 MB ou 128 MB de memória flash veloz dos híbridos em vez de usar a porção convencional do drive. Os dados armazenados em flash ficam disponíveis quase que instantaneamente, poupando tempo na hora de ativar e iniciar o sistema.

A parte flash de um drive híbrido também funciona como uma espécie de supercache, grande o suficiente para que você trabalhe usando apenas os dados armazenados lá. Isso não só garante um pouco mais de velocidade, como permite que a parte mecânica do drive e a memória cache normal sejam desligadas por longos períodos, com uma conseqüente queda do uso da bateria. Para usar o supercache, o sistema operacional tem de suportar a tecnologia. A Microsoft planeja incluir este suporte no Windows Vista, previsto para o ano que vem.

Drives rivais
Memória flash consome menos e é mais estável, mas custa mais

Armazenamento

Taxa de transferência
(leitura) (MBps)

* Prós e contras

 Solid-state flash

58

Baixo consumo de energia, veloz e sem partes móveis, o que garante confiabilidade. Mas é caro 

 HD de 2,5 polegadas

 34,5

 É barato, mas é projetado com partes móveis, o que exige cuidados no manuseio, e seu consumo de energia é superior ao do flash

Drive de RAM

A Gigabyte segue outra abordagem: um cartão PCI com RAM que seu computador pode usar como se fosse um drive. A placa deve oferecer acesso mais rápido a dados e economia de energia, mas precisa de energia constante para armazenar seus arquivos.

O cartão IRAM PCI de 50 dólares (preço nos Estados Unidos) utiliza até 4 GB de DDR RAM para criar espaço de armazenamento semelhante ao de uma unidade de disco rígido normal para seu computador. A IRAM aprimora o desempenho da máquina, poupa energia e reduz o desgaste de unidades de disco rígido. Uma bateria recarregável pode preservar dados por aproximadamente metade de um dia no caso de uma interrupção de energia, mas não armazene permanentemente dados vitais no cartão.  Tanto os drives híbridos quanto os cartões da Gigabyte deverão oferecer um bom equilíbrio entre preço e performance. Até que os custos caiam mais, muitos usuários talvez achem que a segurança dos dados e a economia de energia extra não valem os preços altos dos SSDs puros.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail