Home > Dicas

Dicas para a hora da compra

Você está preparado para comprar um desktop? Eis as recomendações de PC WORLD para as necessidades comuns do usuário mediano

25/09/2005 às 17h05

Foto:

Processador Pentium 4 3 DE GHz ou Athlon 64 3000+ (2,0 GHz). Para trabalho diário, processador de texto, planilha e e-mail, você não precisa do processador mais novo, fantástico e caro. Nos testes realizados por PC WORLD, processadores AMD mais novos com a mesma velocidade de clock executaram algumas tarefas mais rapidamente do que processadores Intel.

No mínimo 512 MB de memória. Qualquer coisa menos vai retardar seu trabalho, principalmente se você planeja rodar vários aplicativos com o Windows XP. Compre o máximo que você puder até 1 GB.
Cuidado quando comprar gráficos integrados. Se você comprar um computador com vídeos integrados, pergunte se ele tem um slot AGP. Se não tiver, você não poderá atualizar seu chip gráfico.
AGP ou PCI-Express? O padrão AGP não irá evoluir mais do que 8x e está sendo sistematicamente substituído pelo novo padrão PCI-Express X16. Numa fase de transição como os dias de hoje, o usuário ainda encontra uma boa oferta de placas AGP 8x com preços até muito atraentes. Mas no longo prazo o PCI-E é investimento mais duradouro, já que as placas mais novas e velozes tendem a ser produzidas apenas nesse formato.

Subwoofers melhoram o som. O acréscimo de um sistema de som com subwoofer (uma grande caixa acústica que produz  tons graves muito baixos) melhora drasticamente a qualidade do som de um sistema doméstico, mesmo que o conjunto de caixas acústicas seja barato. No escritório, porém, um subwoofer retumbante pode causar um levante entre seus colegas de trabalho.

Monitor LCD de tela plana digital de 17 polegadas. A menos que você esteja realmente contando tostões, um LCD de 17 polegadas permitirá ver seus documentos com maior definição (ou com uma resolução mais alta) do que os monitores CRT de 17 polegadas ou menores.
Drive CD-RW ou DVD gravável. Quase todos os PCs vêm com uma unidade de disquete de 1.44 MB, mas muitos usuários acham que um drive DVD gravável ou CD-RW são opções  melhores para armazenamento e transferência de dados. Ambos permitem que você faça backup de documentos importantes (700 MB em um CD, 4.7GB em um DVD), compartilhe arquivos com seus colegas e crie CDs ou DVDs de áudio ou vídeo personalizados.Um CD-RW talvez baste para a maioria das pessoas, mas, se você precisa fazer backup de grandes volumes de dados ou de discos rígidos inteiros, escolha o gravador de DVD.

Disco rígido de 80 GB ou maior. Um disco rígido de 40GB é bom para tarefas mais simples de processamento de texto ou navegação na web, mas provavelmente você vai enchê-lo muito rápido. No longo prazo, é melhor comprar um disco rígido maior do que você acha que vai precisar. Os discos rígidos maiores de hoje chegam a 500 GB, mas, a menos que você esteja planejando usar seu PC como um pequeno servidor para o banco de dados do escritório ou para entretenimento eletrônico, um disco menor será mais eficaz em termos de custos. 
Conectividade frontal. Muitos PCs agora oferecem um par de portas USB na frente do gabinete, permitindo que você conecte periféricos sem ter de alcançar a parte traseira da máquina. Se isso for importante para você, procure computadores com portas FireWire (IEEE 1394), conectores de áudio ópticos ou USB 2.0 frontais.

Placas gráficas para jogadores estreantes. Se você quiser jogar e estiver pensando no futuro, compre uma placa GeForce de nível mais baixo ou uma ATI Radeon X600, com 128 MB de RAM, mas leia as letras miúdas – certifique-se de que ela suportará totalmente games DirectX 9 de próxima geração. Você vai precisar de uma placa com um sintonizador de TV embutido se quiser gravar vídeo a partir de sua televisão.

Além de escolher um PC com as especificações acima, os compradores podem economizar dinheiro e evitar aborrecimento desnecessário se seguirem estas dicas:

Não compre software adicional a menos que precise realmente. Compre um sistema operacional, um pacote de escritório e um pacote antivírus. Porém, se você precisar de mais, procure bundles de software dos fornecedores para atualizar seu software.

Não se prenda a reduções de preços. Se você precisa de um PC novo agora, não espere alguns meses para ver se os preços vão cair mais e se a performance vai melhorar. Alguns leitores  acabam presos a um jogo de espera interminável de queda de preço. Decida quando você precisa do sistema e vá atrás dele.

Compre além das especificações mínimas para obter a vida útil mais longa. Se longevidade é uma prioridade (e você puder pagar), compre algo mais próximo, porém abaixo, do top de linha atual. Isso vai prolongar a vida útil do seu PC.

Verifique a interface do monitor LCD. Dependendo da marca ou do modelo do monitor LCD, ele pode ter um ou vários conectores de interface diferentes – a parte que pluga ao PC. Incluem os conhecidos conectores VGA e também os mais novos (mas melhores) DVI. Antes de comprar, certifique-se de que ele funcionará com o sistema que você deseja ou que você terá, pelo menos, garantia de devolução do dinheiro.
Atualize na hora da compra. Com freqüência, você pode fazer um negócio mais vantajoso na compra de um disco rígido maior ou de um monitor melhor na hora em que você encomenda seu computador. Dobrar o tamanho de um disco rígido acrescenta muito pouco ao custo e atualizar para um monitor CRT de 17 polegadas tela plana para um LCD de 15 polegadas talvez adicione apenas R$ 300 na conta final.

Evite teclados extravagantes para economizar dinheiro. Muitos fabricantes alardeiam teclados mirabolantes com botões extras para ativar aplicações. Economize algum dinheiro escolhendo a opção mais barata, a não ser que você precise especificamente de algo mais criativo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail