Home > Notícias

Identificadores de voz

Dan Tynan, PC WORLD - ESPANHA

25/09/2005 às 19h38

Foto:

Edna Mode IncríveisOnde você viu isso antes?
Em Os Incríveis, a personagem Edna Mode usa a verificação de voz para entrar em seu laboratório secreto. Ela também passa por um scanner de íris, como veremos logo mais adiante.

Como funcionam?
O som, o padrão e o ritmo da voz são medidos e lhe é designada uma pontuação numérica, que depois é comparada com pontuações similares

Onde são utilizados?
Os sistemas de identificação da voz podem ser empregados para controlar o acesso de empregados a áreas restritas de uma empresa, mas o uso mais popular é a autenticação remota por telefone, especialmente por bancos e outras empresas financeiras para evitar o roubo de identidade.

São seguros?
A confiabilidade está melhorando, mas ainda não são sistemas tão seguros quanto outros métodos biométricos. A verificação de voz é muito sensível ao ruído ambiente e pode variar de acordo com as condições físicas da pessoa (por exemplo, se está resfriada) e dos equipamentos utilizados (na identificação telefônica, depende do terminal). Por isso, a voz é usada em combinação com outros sistemas, como o leitor facial ou de íris, como no filme dos estúdios Disney/Pixar.

São passíveis de fraude?
Depende do quão sofisticado é o sistema de verificação de voz. Um sistema simples que peça uma frase fixa pode ser enganado com uma gravação da pessoa autorizada. Um sistema que combine a verificação de voz com uma informação confidencial – como senha – é muito mais difícil de burlar.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail