Home > Notícias

Cartões de memória terão 32 GB

Novo chip de memória flash abrirá o caminho para futuros cartões de memória externa com até 32 GB

IDG Now!

26/09/2005 às 19h03

Foto:

A Samsung anunciou nesta segunda-feira (12/09) um novo chip de memória flash que irá abrir o caminho para futuros cartões de memória externa com até 32 GB (gigabytes) em capacidade de armazenamento.

O novo chip 16G-bit NAND, contudo, só será produzido em escala comercial na segunda metade de 2006. Ele permitirá fabricantes de cartões de memória externa desenharem produtos de até 32GB de capacidade usando 16 desses chips em cada cartão.

Só para se ter uma idéia, um cartão de memória com essa capacidade permitiria armazenar cerca de oito mil canções de MP3 ou 20 filmes com qualidade de DVD, que poderiam ser transportados com facilidade e reproduzidos em aparelhos portáteis, como um celular, por exemplo.

Nenhuma fabricante de cartões ainda deu sinais concretos de adoção do novo chip. A Samsung espera ver crescer a adoção dos chips de memória flash, incluindo o uso em notebooks em detrimento dos drives de disco rígido. Para esse fim, a empresa já havia anunciado no início desse ano um substituto em flash para discos rígidos, chamado solid-state disks (SSDs), que tem capacidade de 16 GB.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail