Home > Notícias

China terá HD-DVD exclusivo

A China desenvolverá sua versão exclusiva de HD-DVD, que ao lado do Blu-ray disputa a substituição do DVD como o próximo padrão a ser adotado em armazenamento de vídeo

IDG NOW!

26/09/2005 às 16h35

Foto:

Planejando cortar gastos dos fabricantes locais de eletrônicos, a China desenvolverá sua versão exclusiva de HD-DVD, que ao lado do Blu-ray disputa a substituição do DVD como o próximo padrão a ser adotado em armazenamento de vídeo.

Tanto o Blu-Ray quanto o HD-DVD são novos formatos de discos óticos que usam lasers azuis e são capazes de armazenar diversas vezes mais dados que os atuais DVDs. Entre os diferenciais do disco óptico exclusivo para China está o suporte ao formato de vídeo AVS (Audio Video Coding Standard).

As pesquisas para o desenvolvimento do HD-DVD exclusivo deverão ser encerradas no final de 2006, com lançamento comercial de aparelhos já com a tecnologia no início de 2007, em uma previsão otimista. O HD-DVD comum deverá chegar ao mercado já no início de 2006.

No geral a versão exclusiva para a China é bastante similar à tradicional. A capacidade de armazenamento é igual, por exemplo. A principal diferença é o suporte ao AVS, um formato compresado de vídeo com menores custos de pagamento de licenças.

O formato de vídeo AVS está sendo desenvolvido na China como uma alternativa mais barata do que os formatos comprensados desenvolvidos em outros países.

Segundo o AVS Workgroup, que promove e divulga o formato, a adoção do AVS pelas fabricantes de eletrônicos chinesas poderá resultar em um economia com taxas de até 1 bilhão de dólares,  pelos próximos 10 anos.

O disco exclusivo também oferecerá suporte aos formatos MPEG2, MPEG4 e Windows Media Video 9. As fabricantes chinesas poderão escolher quais desses formatos oferecerão suporte. Se não escolherem todos poderão cortar custos com o pagamento das licenças.

Segundo Lu Da, vice diretor do centro chinês de pesquisa de memória ótica  da Universida de Tsinghua, em  Beijing, os produtores chineses de conteúdo também deverão aderir ao formato.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail