Home > Notícias

Segurança é desafio para pequena empresa

Prevenir e solucionar incidentes de segurança ainda são desafios críticos para pequenas empresas. Isso é o que revela pesquisa conduzida pelo Small Business Technology Institute e pela Symantec

IDG Now!

26/09/2005 às 18h42

Foto:

Prevenir e solucionar incidentes de segurança da informação ainda são desafios críticos para pequenas empresas nos Estados Unidos. Isso é o que revela a nova pesquisa conduzida pelo Small Business Technology Institute (SBTI) e pela empresa Symantec, que entrevistou 1.024 norte-americanos.

De acordo com o levantamento, a adoção crescente de redes e tecnologias móveis tem exposto as pequenas empresas com maior freqüência. Cerca de 20% das empresas entrevistadas declararam que não controlam nem mesmo os sistemas mais básicos, como e-mail, enquanto 60% delas disseram que não incorporaram sistemas de segurança próprios para redes sem fio.

Do total das empresas pesquisadas, 75% não possuíam plano formal de segurança para conter ameaças. A pesquisa mostrou ainda que as pequenas empresas consideram segurança da informação uma das prioridades, mas não estão aumentando os investimentos em proteção para evitar ameaças.

Cinquenta e seis por cento delas tiveram pelo menos um incidente de segurança no ano passado - entre vírus, spyware e malware. Mesmo diante desse fato, apenas 30% das companhias aumentaram o investimento em soluções de segurança da informação.

Para 70% das empresas, porém, é necessário que as fabricantes de soluções de segurança criem produtos mais direcionados a esse público, como forma de orientar melhor a compra.

"As pequenas e médias empresas representam um grande ponto de exposição para a economia dos Estados Unidos, baseado no fato da contribuição significativa que elas representam ao PIB ao mesmo tempo em que apresentam informações insuficientes sobre segurança", declarou Andrea Peiro, Chief Executive Officer (CEO) do SBTI. De acordo com a executiva, a tal falta de informação comprovada pela pequisa pode fazer com que os negócios sejam altamente comprometidos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail