Home > Dicas

Um é pouco, dois é melhor

Instalar um segundo monitor é um bom investimento se você manipula imagens ou trabalha com múltiplas janelas e aplicações

PC WORLD - EUA

27/09/2005 às 18h15

Foto:

Ilustração dois monitores gdDurante muito tempo, especialistas aconselharam você a comprar o maior monitor possível, não é mesmo? Talvez você já tenha visto algumas pessoas com monitores ridiculamente grandes sobre suas mesas. Mas existe um limite prático à utilidade de um monitor de 21 ou 22 polegadas para trabalhar com fotos digitais – e, se você, como muitas pessoas, prefere monitores CRT para edição de fotos, sabe que CRTs grandes ocupam verdadeiros latifúndios. Em vez disso, pode ser melhor usar um par de monitores de 19 polegadas.

Por que dois?
Dois monitores lado a lado pode ser muito superior a um monitor maior. Você acaba tendo uma área de visão muito mais utilizável, por exemplo. E o Windows 2000 e o XP são inteligentes o suficiente para alocar programas para cada monitor. Ou seja, você pode rodar um programa no monitor esquerdo e outro diferente no direito.

Se você nunca experimentou o uso de dois monitores, não tem idéia do quanto é libertador trabalhar em duas grandes áreas de trabalho. Você pode rodar um organizador de fotos na tela direita e um editor de imagens na tela esquerda, por exemplo. Quando quer editar uma foto, simplesmente arraste-a da tela direita para a esquerda, onde ela é aberta automaticamente no editor de imagem.

As pessoas perguntam com freqüência se os monitores precisam ser idênticos. Absolutamente não. É possível usar monitores de tamanhos diferentes (um de 15 polegadas e outro de 17 polegadas, por exemplo) e de tecnologias distintas (um LCD e outro CRT). É claro que você obtém resultados mais satisfatórios com dois monitores do mesmo tipo e tamanho ou, pelo menos, capazes de trabalhar confortavelmente com a mesma resolução, mas este não é um requisito básico. O maior problema de usar monitores de tamanhos diferentes é que você pode experimentar alguma estranheza ao mover o mouse de um monitor para o outro, já que a resolução ou a altura da tela podem variar.

Do que você precisa
Adaptador de vídeoSe você quiser experimentar os benefícios do monitor duplo, seu computador precisa de uma placa gráfica que suporte dois monitores. A boa notícia é que a maioria das placas gráficas atuais inclui esse recurso. Você tem de dar uma olhada na parte de trás do computador para verificar a situação. Se seu computador só possui uma conexão VGA (a porta de 15 pinos à qual o monitor está plugado), você tem de atualizar a placa gráfica. Procure uma placa com duas conexões VGA ou uma conexão VGA e outra DVI. DVI é uma porta de vídeo que tem funcionalidade digital e analógica e permite que você conecte  monitores LCD exclusivamente digitais e televisões de alta definição. Para conectar um monitor VGA à porta DVI, você precisará de um adaptador DVI para VGA. Os adaptadores quase sempre vêm com as placas de vídeo ou são fornecidos por lojas de suprimentos de informática. O preço gira em torno de 60 reais.

Fazendo a conexão
Propriedades de vídeo - telaSe você tem os dois monitores e a placa gráfica que os suporta, é hora de plugar tudo. Conecte os monitores à placa de vídeo e ligue o computador. Por padrão, um dos monitores provavelmente estará inativo na partida. Clique com o botão direito na área de trabalho do monitor ativo e escolha Propriedades. Clique na guia Configurações e verá dois ícones de monitores, 1 e se os monitores estiverem invertidos – o monitor direito exibindo a área de trabalho esquerda e vice-versa –, arraste o ícone do monitor número 2 para a esquerda do monitor número 1.

Por fim, você pode ajustar a resolução de cada monitor independentemente. Clique no ícone de um monitor e use a barra deslizante para determinar a resolução da tela. Depois, clique no outro monitor e ajuste sua resolução. Quando estiver satisfeito com os resultados, clique em OK.

Agora que você tem uma dupla de monitores pode usufruir todo o espaço na tela extra para gerenciar e editar suas fotos ou trabalhar mais confortavelmente com múltiplas janelas ou aplicações. Depois de algum tempo, você vai se perguntar como conseguiu viver com apenas um monitor por tanto tempo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail