Home > Notícias

Dell lança linha ‘premium’ de PCs

Com os novos modelos, a fabricante mira em usuários de alto poder aquisitivo com equipamentos mais sofisticados e serviços agregados

IDG Now!

29/09/2005 às 16h00

Foto:

Dell XPSA Dell lançou nesta sexta-feira (29/09) uma série de PCs high-end que planeja comercializar como produtos premium, com alto nível de serviços atrelados.

Os novos computadores são uma expansão da marca XPS da Dell, que antes era voltada principalmente a gamers.

Segundo Mike George, vice-presidente de negócios de consumo da Dell, a companhia quer fisgar usuários que estão começando a equipar suas casas com redes sem fio, múltiplos PCs e televisores de tela plana, mas não necessariamente têm a experiência para fazer as instalações.

A Dell tem um problema que a maior parte das empresas adoraria ter. Como líder mundial do mercado de computadores, a companhia precisa encontrar novas formas de crescer para além do seu modelo tradicional de PCs para consumo.

Com a expectativa de uma redução na venda de PCs no próximo ano, a Dell não pode contar apenas com o seu negócio tradicional para atender às suas agressivas expectativas de crescimento, disse o CEO (Chief Executive Officer) Kevin Rollins.

A idéia fundamental é criar uma marca com apelo para pessoas de alta classe. A imagem pública da Dell nos Estados Unidos sempre esteve associada a PCs de baixo custo, apesar da companhia nem sempre oferecer o melhor preço em todas as classes de computadores.

O mercado de PCs high-end é bastante fragmentado, com empresas como Alienware  e Polywell Computers tendo criado um nicho próprio, com sistemas poderosos - utilizando componentes Nvidia e Intel - e com layouts chamativos.

Esses equipamentos são muito mais lucrativos do que os PCs baratos que colocaram a Dell em apuros no último trimestre.

Serviços agregados

Como parte da estratégia, a Dell vai oferecer novos serviços atrelados aos desktops XPS e ao novo notebook da linha.

Clientes que comprarem os sistemas XPS vão ter um representante do sistema de atendimento exclusivo da linha para atendê-lo na sua primeira ligação. Este mesmo representante manterá o relacionamento com o cliente durante toda a vida útil do seu equipamento.

Os clientes que comprarem pela web terão acesso a informações restritas ao público geral e poderão falar via chat com profissionais de suporte dedicados à linha XPS.

Família XPS

Todos os novos PCs XPS vêm com Microsoft Windows XP Media Center Edition 2005.  O modelo mais básico para os usuários sofisticados, o XPS 400, começa em 1.099 dólares.

Com um custo um pouco maior (1149 dólares), o XPS 200 tem um gabinete slim, com 30,5 cm de altura e 10,2 cm de largura

Já o modelo XPS 600, que começa em 1.849 dólares, inclui processador de um núcleo Pentium 4 630, 1 GB de RAM, 160GB de disco rígido, drive de DVD-ROM/CD-RW, monitor plano LCD (liquid crystal display) de 17 polegadas e placa aceleradora Nvidia's GeForce 6800.

O notebook XPS M170 custa a partir de 2.699 dólares, com tela de 17 polegadas, Pentium M 760, 1 GB de RAM, 80 GB de disco rígido, DVD-ROM/CD-RW e chip wireless Intel 802.11b/g.

A Dell também lançou duas televisões digitais: uma tela plasma de 50 polegadas e uma LDC de 32 polegadas, com preços respectivos de 3.799 dólares e 1.799 dólares.

IDG News Service/EUA - Tom Krazit

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail