Home > Dicas

O quem é quem das pragas virtuais

Cavalo-de-tróia, spyware, phishing scam, worm, vírus... Conheça o significado de cada termo

Daniel dos Santos

29/09/2005 às 19h44

Foto:

CAVALO-DE-TRÓIA
Programa nocivo que se passa por um software legítimo para infectar computadores. Ao clicar nele, a “vítima” pode ter arquivos destruídos ou abrir seu computador para a ação de hackers, por exemplo. Costuma ser disseminado como um anexo de e-mail. Não sereplica automaticamente.

PHISHING SCAM
E-mail não solicitado que tenta convencer o destinatário a acessar páginas fraudulentas na internet com o objetivo de capturar informações como senhas de contas bancárias e números de cartões de crédito. Para enganar a vítima, os sites falsos são muito parecidos com as páginas verdadeiras.

SPYWARE
Software que coleta informações de internautas sem o conhecimento das vítimas. Ao se conectar à web, o usuário passa a transmitir informações sobre seus hábitos de navegação ou até mesmo senhas. Geralmente, é distribuído com outros programas
disponíveis para download.

VÍRUS
Termo popularmente utilizado para definir qualquer praga virtual, o vírus é, tecnicamente,um programa capaz de danificar outros softwares e arquivos de um computador. Para realizar a infecção, o vírus embute uma cópia de si mesmo em um programa ou arquivo que, quando executado, aciona o invasor.

WORM
Ameaça capaz de se propagar automaticamente por redes como a internet, enviando cópias de si mesmo de um computador para outro. A propagação ocorre através da exploração de vulnerabilidades existentes ou falhas na configuração de programas.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail