Home > Dicas

Bem na foto

Conseguir ótimas imagens em sua impressora a jato de tinta também depende da escolha do papel fotográfico

03/10/2005 às 18h26

Foto:

Antigamente, imprimir fotos era um processo muito simples. Bastava levar o filme para uma loja de revelação na esquina e retirar depois de alguns dias. Havia desvantagens, claro: você não tinha controle sobre a cor, corte ou exposição, e a qualidade das impressões estava totalmente fora de controle. Mas era fácil.  

Hoje, imprimir suas fotos digitais é uma experiência muito diferente: você tem muito controle. Mas, mesmo depois de usar um editor de imagens e fazer o que for preciso, uma boa impressão ainda pode ser difícil. Então, o que realmente importa para obter uma foto de alta qualidade?

Conseguir bons resultados com sua impressora a jato de tinta geralmente depende da escolha do papel. Nós sempre vemos excelentes fotos impressas no display da loja – amostras do que é possível conseguir com as mais novas impressoras de qualidade. Porém, reproduzir estes resultados em casa pode ser difícil se você não usar o papel certo.

Acredite no fabricante da impressora
Não é segredo que os grandes nomes em impressoras – como Canon, Epson e Hewlett-Packard – ofereçam suas próprias linhas de tintas e papéis. Cada fabricante diz que o usuário terá melhores resultados se usar os seus produtos em suas impressoras, e alertam para evitar os papéis vendidos pelas outras empresas.

Acredite se quiser, em geral eles estão certos. As impressoras são desenhadas para trabalhar com tintas e papéis específicos para os melhores resultados. Usar uma marca “genérica” de papel com sua impressora pode, por exemplo, fazer com que a tinta se espalhe muito antes de secar, tornando as cores imprecisas e gerando menor resolução e acabamento ruim. Na maioria dos casos, imagens de boa qualidade somente são obtidas com os insumos recomendados pelo fabricante.

Que papel é melhor?
Uma vez decidido pela marca do papel, ainda há algumas decisões pela frente. As lojas têm muitas opções extremamente parecidas. Veja a Epson, por exemplo. Ela oferece uma ampla seleção de papéis com nomes como DuraBrite, Premium Glossy, Photo Quality Glossy, e ColorLife. Mas vamos simplificar. Você obterá os melhores resultados quando combinar o papel com o tipo de tinta que está usando. O Premium Glossy Photo Paper é a escolha certa para a maioria das impressoras Epson, mas se sua impressora utiliza a tinta DuraBrite, então use DuraBrite Ink Glossy Photo Paper. Para impressoras menos formais – e quando a qualidade e a longevidade não são fatores primordiais – é possível usar um papel mais barato, o All Purpose Glossy Paper (para todos os propósitos) da fabricante.

A Canon facilitou a escolha. Apenas olhe para a listra colorida no centro das embalagens. Os papéis com uma listra dourada são para as impressões de maior qualidade, enquanto a bronze identifica o papel para as variedades do dia-a-dia. A HP vende uma linha de papel de nome Premium Plus. É a linha top para as impressoras da marca. Para as fotos rotineiras, você pode usar o HP Premium paper — o qual, segundo a empresa, é melhor do que o tipo de papel que o laboratório perto da sua casa geralmente utiliza. 

Impressões no dia-a-dia
Agora você sabe como escolher o papel certo para ótimas fotos de ocasiões especiais. Mas e se o objetivo for imprimir imagens para usos casuais de curto prazo, e não colocá-las em um mural? A boa notícia é que quase qualquer papel pode fazer isso. Se você não vai emoldurar ou compartilhar estas fotos, é possível tirar qualquer papel fotográfico antigo da gaveta, mesmo se a embalagem não tiver o nome do fabricante de sua impressora estampado. As imagens podem ficar um pouco desfocadas; as cores, imprecisas; e as tintas podem apagar muito mais rápido do que as fotos em um Premium Paper, mas você certamente economizará. 

Os papéis mais baratos são geralmente vendidos para fotos do dia-a-dia e vêm com o nome "inkjet paper" ou somente "photo paper." Este tipo de papel é poroso e, em geral, não tem uma cobertura de polímero de proteção. É bem barato e a impressão vai secar muito mais rapidamente do que em papéis mais caros. A desvantagem de utilizar este tipo de papel é que ele se degrada em pouco tempo: as fotos duram apenas alguns anos se expostas à luz do sol ou agentes contaminadores presentes no ar. É claro que, se você está imprimindo a foto de um carro que está tentando vender, isso não importa.  

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail