Home > Notícias

Microsoft adota PDF em próximo Office

Office 12 irá permitir ao usuário salvar documentos em formato PDF usando qualquer um dos programas da suíte de aplicativos (Word, Excel e PowerPoint)

IDG Now!

03/10/2005 às 15h25

Foto:

A Microsoft irá oferecer suporte ao formato PDF (sigla para Portable Document Format) em sua o próxima versão do pacote Office, que se chamará Office 12 e está prevista para 2006. A empresa revelou a novidade no ultimo sábado (01/10), durante encontro com parceiros, em suas instalações em Washington.

O Office 12 irá permitir ao usuário salvar documentos em formato PDF usando qualquer um dos programas da suíte de aplicativos, que inclui Word, Excel e PowerPoint, por exemplo.

Os usuários poderão distribuir eletronicamente os conteúdos em formato PDF no padrão somente para leitura. Os destinatários, contudo, não poderão abrir os arquivos usando os programas do Office. Eles precisarão de um software que lê PDF para visualizá-los na tela.

O formato PDF, criação da concorrente Adobe Systems, caiu nos gosto dos internautas por representar uma forma fácil de compartilhar eletronicamente documentos criados com aplicativos que adotam diferentes formatos de leitura.

A Microsoft também falou, em junho, que o adotará o XML (sigla para Extensible Markup Language) como formato padrão para o Office 12. Na época, a empresa afirmou que os documentos em XML seriam mais facilmente arquivados e compartilhados uma vez que se tratava de um formato de código aberto. O sistema será similar ao adotado no Office 2003 Open XML.

Um outro formato de arquivos, o Metro, também está sendo desenvolvido pela empresa para que os usuários possam ver os documentos criados em Office sem a necessidade de usarem os mesmos programas nos quais foram criados.

Seria algo como uma versão da Microsoft para PDF. Contudo, como será lançado juntamente com a próxima versão do sistema operacional da empresa, o Windows Vista, o Metro não poderá ser adotado por usuários de outro sistema operacional, restrição que não existe no caso do PDF.

Já há algum tempo os formatos de código aberto têm chamado atenção, principalmente após alguns governos os elegerem como padrão para suas máquinas. Situação que já é real em alguns setores do governo federal e que foi adotada pelo estado norte-americano de Massachusetts.

Uma versão beta do Office 12 está prevista para o início de 2006.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail