Home > Notícias

A verdade sobre os concorrentes do Windows

Algum usuário irritado com o sistema da Microsoft encontraria a felicidade em um ambiente multiplataforma? Nosso editor experimentou o Mac e o Linux – e ficou impressionado

Eric Dahl, PCW – EUA

04/10/2005 às 16h28

Foto:

Ilustração WinMacLinux

Na PC WORLD, adquirimos grande experiência em contornar muitos transtornos causados pelo Windows, mas nem mesmo nós somos capazes de resolver tudo. Usuário veterano, submeto meus computadores baseados no sistema operacional da Microsoft às minhas vontades com dicas de matérias como Em Paz com o Windows que você pode ler na página 22. Às vezes, porém, isso não basta. Os problemas de segurança do Windows, por exemplo, são suficientes para fazer até o defensor mais conservador da Microsoft indagar se a grama do outro lado da CPU é mais verde.

Sistemas operacionais alternativos parecem melhores o tempo todo. Se você gosta de software de código aberto, como o navegador Firefox, tem de se perguntar se também vale a pena experimentar o Linux. Além disso, o visual fantástico do Mac OS X – e o preço acessível do Mac mini – me intrigavam. Mas começar a usar um sistema operacional novo é uma grande adaptação. Sim, o Windows talvez seja irritante, mas a maioria de nós não pode abandoná-lo totalmente. Adiantaria eu fazer a maior parte do meu trabalho em Linux ou Mac OS e ter de voltar para meu equipamento Windows quando fosse necessário? Uma configuração de plataforma cruzada imporia seus próprios obstáculos e aborrecimentos, eliminando quaisquer benefícios do sistema operacional alternativo?

Para descobrir a resposta, passei algumas semanas trabalhando com o Xandros Linux e o Mac OS X 10.4, também conhecido como Tiger, em um ambiente de computação baseado principalmente em Windows. Ao longo do caminho, pesquisei o senso comum sobre o Linux, o Mac OS e o Windows, reexaminando os preconceitos que muitas pessoas ainda têm em relação a estes diferentes sistemas operacionais.

1. Xandros OS 3 Deluxe
2. Mac OS X 10.4 Tiger

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail