Home > Notícias

Fabricantes oferecem prévia de HD-DVD e Blu-ray

Formatos são incompatíveis, mas trazem como atrativo maior capacidade de armazenamento.

IDG Now!

04/10/2005 às 13h08

Foto:

Companhias de eletrônicos dos dois lados da batalha pela definição de um padrão de vídeo digital de alta definição demonstraram seus últimos protótipos de equipamentos nesta terça-feira (04/10), na exposição Ceatec, que está acontecendo no Japão.

Ambos baseados em tecnologia de laser azul, os dois formatos - HD-DVD e Blu-ray Disc - são incompatíveis, mas trazem como atrativo maior capacidade de armazenamento.

O primeiro eleva a capacidade do disco para 15 GB e mantém padrão de gravação semelhante ao DVD, enquanto o segundo pode armazenar até 25 GB e possui uma tecnologia que traz a camada de gravação para mais perto do laser.

HD DVD1Aparentemente o padrão HD-DVD, apoiado pela Toshiba e pela NEC, deve ser o primeiro a chegar ao mercado. A Toshiba promete vendas no Japão antes do final deste ano, previsão reforçada com a notícia de que a produção começa em dezembro.

Com o nome de HD-XA1, o protótipo da Toshiba demonstrado na exposição é mais ou menos do mesmo tamanho dos DVDs de primeira geração. A empresa também apresentou uma versão do aparelho para notebooks, com capacidade de leitura de DVD e gravação e execução de CDs. A NEC também exibiu modelos de um drive de HD-DVD para desktops, o HR-1100A que, segundo a fabricante, já está pronto para produção.

HD DVD2Com uma capacidade produtiva de 1 milhão de drives por mês, a NEC pretende chegar a uma fabricação mensal de 100  mil unidades por mês. Sem revelar o preço do dispositivo, o porta-voz da NEC disse que o aparelho custaria o mesmo que os primeiros DVDs quando foram lançados, o que colocaria o preço na casa de algumas centenas de dólares.

No pavilhão do Blu-Ray, muitos dos entusiastas do formato exibiram seus protótipos dos aparelho de BD-ROM, que estão previstos para chegar ao mercado em algum momento de 2006.

HD DVD3A Sony, uma das principais apoiadoras do formado, tinha um novo protótipo de BD-ROM em exposição, mas não informou quando o lançará no mercado. O aparelho tinha uma pequena curva na parte superior e parecia menor que os outros modelos.

A fabricante também mostrou avanços nos aparelhos para notebooks, mas não exibiu um protótipo, como a Toshiba. Exibiu apenas o dispositivo ótico necessário para este tipo de drive.

HD DVD4Já a Philips Electronics demonstrou um equipamento capaz de ler BD-ROM, BD-R (gravável) e BD-RE (regravável), que também lê e grava outros formatos de CD e DVD. Outras companhias - como Mitsubishi, Pioneer, LG Electronics e Samsung Electronics - também exibiram seus aparelhos no evento.

As negociações para unificar os padrões HD-DVD e Blu-ray Disc foram interrompidas no início deste ano e não foram retomadas desde então. Sem um acordo, os consumidores terão que apostar em apenas um formato ou simplesmente não comprar nenhum. A decisão pode ser difícil, já que as demonstrações denotam alto nível de qualidade em ambos os padrões.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail