Home > Notícias

Microsoft não tem planos de levar Office ao Linux

"Estamos 100% concentrados no Windows", disse diretor de estratégias para plataformas

IDG Now!

05/10/2005 às 19h57

Foto:

A Microsoft não tem qualquer plano de desenvolver uma versão Linux da sua suíte de aplicações Office, embora a companhia trabalhe ativamente com o sistema operacional de código aberto em busca de compatibilidade com a plataforma. "A maneira mais simples de responder essa questão é que a Microsoft está 100% concentrada no Windows", disse nesta quarta-feira (05/10) Nick McGrath, diretor de estratégias para plataformas da Microsoft no Reino Unido.

"No momento, não temos qualquer plano para adaptar ou desenvolver uma versão do Office para Linux", esclareceu o executivo, durante a conferência LinuxWorld em Londres, na Inglaterra.

Outra discussão levantada pelos participantes da conferência - a grande maioria deles representantes de desenvolvedores de softwares de código aberto - foi a questão das patentes de software, que tem empurrado a inovação para um obscuro mundo regulamentado por leis e que começa a podar a criatividade.

"Esse problema tem nos atrapalhado muito ultimamente", disse Rasmus Lerdorf, um engenheiro de infra-estruturas do Yahoo!. "Você não pode escrever 30 linhas de código durante um final de semana sem infringir alguma patente. Isso não faz qualquer sentido", disse.

Em contrapartida, o executivo da Microsoft afirmou que a companhia continuará a proteger o próprio trabalho. "Nós criamos software", disse McGrath. "Nós vendemos software. É justo e correto protegermos nossa mais importante propriedade, que é o nosso código-fonte".

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail