Home > Notícias

Como se proteger

Erin Biba, PC WORLD – EUA

06/10/2005 às 19h01

Foto:

Aqueles que se usam os ataques do gêmeo malvado se beneficiam da distração típica de pessoas em locais públicos. Se você for atento e precavido, as dicas abaixo o tornarão menos suscetível a tais golpes.

Desligue o sniffer
Muitos notebooks são configurados para buscar constantemente o hotspot mais próximo, por um mecanismo conhecido como sniffer. Embora esta opção pareça conveniente, não permite monitorar quais hotspots você acessa e nem determinar se são legítimos. Desligar esta opção evitará que seu computador acesse um hotspot sem que você saiba.

Atenção aos pop-ups
Os avisos em pop-up estão lá por uma razão – proteger suas informações. Se tem sorte o bastante para não ter clicado na opção “nunca mostrar esta mensagem novamente”, leia estes avisos cuidadosamente antes de concordar em enviar informações confidenciais.

De olho no cartão de crédito
Se possível, tenha um cartão de crédito reservado para uso exclusivo na internet. O ideal é poder acessar o extrato deste cartão online e não precisar esperar pelo extrato enviado pelo correio para monitorar as atividades. Assim, é possível cancelar esse cartão rapidamente, e sem maiores transtornos, em caso de fraude.

Seja discreto
Trate dos negócios privados em segredo, ou seja, use internet banking quando estiver em um hotspot público apenas em casos de emergência. Se você restringir sua navegação pública às páginas que você não se importa em ver um estranho lendo junto com você, então pouquíssimo um hacker pode fazer para prejudicá-lo.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail