Home > Dicas

Escrito de próprio punho

Com o programa certo e um pouco de paciência, você mesmo cria as fontes para personalizar suas produções

PC WORLD – Espanha

10/10/2005 às 11h23

Foto:

Ilustração escrita gdeAs fontes instaladas em seu computador geralmente quebram o galho na execução de trabalhos comuns. Para projetos mais sofisticados, talvez você sinta a necessidade de adquirir opções novas. Já pensou na possibilidade de criar uma tipologia própria, seja digitalizando palavras manuscritas, desenhando do zero ou partindo de uma fonte existente? Existem muitos programas para a criação de fontes. Dependendo do seu domínio da técnica de desenho, você poderá recorrer a softwares complexos como o FontLab, o Font Creator e o Fontographer, que são alguns dos mais utilizados por oferecer amplas possibilidades. Esse passo-a-passo, no entanto, tem como base o ScanFont, da FontLabs, um bom programa para fazer uma incursão no desenho de tipografias. Uma vez que tenha as noções necessárias e domine os aspectos mais básicos deste programa, você estará preparado para utilizar uma ferramenta mais avançada.

Existem várias fórmulas para criar uma fonte. Desenhar no papel a fonte que queremos digitalizar e passá-la para o computador com o uso de um scanner é uma das mais comuns e também mais vistosas. E é o que você vai aprender com as instruções a seguir, embora também seja possível desenhar diretamente no programa e obter fontes perfeitas com um grande nível de detalhe e complexidade.

Um passo intermediário entre esta forma e a utilização do scanner consiste em digitalizar a letra e utilizá-la como molde, mas desenhando sobre ela com o programa. Por último, você pode modificar uma fonte existente. Mas, embora possa realizar este exercício para ver as possibilidades de um programa, antes de salvar sua criação, informe-se sobre os direitos autorais da tipografia usada como modelo.

Mão na massa
Benefício: criação de fontes originais 
Preço: US$ 199 por donwload 
Tempo exigido: 60 minutos 
Nível de experiência: médio 
Ferramentas: ScanFont 3.1 
Onde encontrar: FontLabs – www.fontlab.com

Próximos passos:

1. Cuidados com a escrita
2. Digitalizar a imagem
3. Separação de caracteres
4. Retoque dos caracteres
5. Arquivo da fonte personalizada

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail