Home > Dicas

Em paz com o Windows XP: Danos na mídia

Problemas ao queimar CDs ou executar vídeos e músicas? Tente estes antídotos

Scott Spanbauer – PCW/EUA

13/10/2005 às 15h10

Foto:

Problemas ao queimar CDs ou executar vídeos e músicas? Tente estes antídotos.

Grave agora

PROBLEMA – O Explorer fornece uma interface para seu drive de CD-R/RW que permite arrastar arquivos para a unidade. Mas, com freqüência, você arrasta, solta e nada acontece. Em vez de gravar os arquivos no CD gravável, o Windows os enfileira em uma pasta, consumindo espaço no disco rígido neste processo, até que você esteja pronto para gravar e fechar o CD.

SOLUÇÃO – Primeiro, certifique-se de que você tenha instalado o driver de gravação de pacotes que veio com seu drive ou computador (o Roxio Easy CD Creator e o Nero Burning ROM fornecem seus próprios drivers), procurando um atalho na pasta do programa no menu Iniciar (o do Roxio, por exemplo, chama-se Drag-to-Disc). Porém, mesmo que você tenha o driver instalado, o Windows ainda pode enfileirar os arquivos para gravação posterior. A solução não é nada intuitiva. Clique com o botão direito no gravador de CD no Explorer, escolha Propriedades, selecione a guia Gravação e desmarque (isso mesmo, desative) Ativar Gravação de CD Nesta Unidade. De agora em diante, quando você arrastar arquivos e pastas e soltá-los no ícone do gravador de CD, a unidade vai gravá-los no disco imediatamente.

Recupere o autoplay

PROBLEMA – Antigamente, o Windows previa cada movimento seu, exibindo um assistente quando você plugava sua câmera ou ativando o media player quando inseria um CD de música. Então, um belo dia (depois que você instalou um programa novo ou clicou – sem ler atentamente – em uma caixa de diálogo pop-up), o Windows se esqueceu do que fazer com suas músicas, fotos e outros arquivos multimídia.

Windows XP - Propriedades da unidade de CDSOLUÇÃO – Clicando com o botão direito do mouse no drive ou dispositivo no Explorer e escolhendo Propriedades, você vai para um guia Execução Automática, onde pode redefinir qual programa deve fazer o que quando você pluga. Às vezes, no entanto, as configurações de Execução Automática continuam teimosamente arruinadas. O Autoplay Repair Wizard, da Microsoft (disponível em find.pcworld.com/48612), corrige as configurações problemáticas. Embora a página de download da Microsoft peça a você para validar sua cópia do Windows antes de baixar o assistente (muito irritante!), você pode, obstinadamente, escapar da validação e ainda fazer o download da correção.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail