Home > Notícias

Fraudes virtuais são mais de 50% da web brasileira

Os golpes representaram 51% dos 16.225 incidentes reportados durante o terceiro trimestre de 2005, 4 pontos percentuais a mais que o trimestre anterior

IDG Now!

13/10/2005 às 11h17

Foto:

As fraudes virtuais já representam mais da metade dos incidentes da web brasileira no terceiro trimestre de 2005, segundo informações do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br).

Os golpes representaram 51% dos 16.225 incidentes reportados durante o terceiro trimestre de 2005, 4 pontos percentuais a mais que o trimestre anterior.

Durante o período, o CERT.br notou também que houve uma diminuição de 31% no número de notificações relacionadas a worms - de 5.117 para 3.548 incidentes -, embora a organização tenha observado um aumento nas atividades de pragas como o Agobot e o Zotob.

Já em outro tipo de ataque, o de scans (varreduras em busca de portas de comunicações vulneráveis a invasões), o CERT.br calculou que 44% das notificações tiveram como alvo a porta 22 TCP, que está diretamente associada aos ataques de força bruta à procura de senhas fáceis de se adivinhar por tentativa e erro.

O relatório de incidentes do CERT.br é mensal e está disponível para consulta por aqui.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail