Home > Dicas

Em paz com o Windows XP: Contratempos de segurança

Pequenos detalhes de configuração que podem salvá-lo de grandes ameaças

Scott Spanbauer – PCW/EUA

13/10/2005 às 14h58

Foto:

Pequenos detalhes de configuração que podem salvá-lo de grandes ameaças.

Proteja o PC nas reinstalações

PROBLEMA – Uma falha no disco rígido obrigou você a reinstalar o Windows. Para concluir o trabalho, você teve de conectar e baixar o SP2 e outros patches. Em seu novo estado recém-restaurado e sem correção, sua máquina ficou indefesa contra o exército de PCs zumbis conectados à web e infestados de spyware, worms e cavalos-de-tróia que atacam qualquer sistema Windows, o seu inclusive. Seu computador esteve em apuros.

Windows XP - Firewall do WindowsSOLUÇÃO – Antes de começar a instalação, isole fisicamente o computador da internet, desconectando o cabo da rede ou a linha telefônica. Em seguida, instale o Windows XP. Depois, faça o logon no Windows, vá ao Painel de Controle, abra o item Conexões de Rede, clique com o botão direito na conexão de rede através da qual você acessa a web e escolha Propriedades/Avançado. Clique Proteger o Computador e a Rede Limitando ou Impedindo o Acesso a Este Computador Através da Internet e clique em OK. Na janela seguinte, ative o firewall. A partir daí, seu computador estará suficientemente protegido contra ataques para que você possa ir ao site Windows Update (Iniciar/Todos os Programas/Windows Update) e baixar o SP2. Se você tiver vários PCs, considere a possibilidade de gravar uma cópia do SP2 em disco. O arquivo tem cerca de 178 MB.

Altere contas de usuários

PROBLEMA – O Windows XP controla com firmeza quem pode fazer o que através de seus grupos de contas de usuário. Mas é arriscado usar o computador como parte do todo poderoso grupo padrão Administrador do computador, pois qualquer programa malicioso que se infiltre no sistema pode herdar os mesmos privilégios. Também não é grande coisa mudar sua conta para Limitada, o outro único nível disponível no applet Contas de Usuário no Painel de Controle. Quando você tenta instalar um aplicativo ou executar outras tarefas administrativas a partir de uma conta Restrita, é constantemente impedido.

SOLUÇÃO – Felizmente, há outros tipos de usuário entre esses extremos arbitrários, e o Windows XP Pro permite a você utilizá-los (estes passos não vão funcionar no Home Edition). O grupo Usuários Avançados tem menos direitos do que o grupo Administradores, o que o torna mais seguro, mas ele ainda pode instalar mais aplicativos do que as contas Restritas. Para acrescentar uma conta ao grupo Usuários Avançados, abra Painel de Controle/Desempenho e Manutenção (se você estiver na visão Categoria)/Ferramentas Administrativas e ative Gerenciamento do Computador. No painel esquerdo, dê um duplo clique em Usuários e Grupos Locais e selecione Usuários. No painel direito, dê um duplo clique no nome do usuário cujos direitos você quer alterar. Selecione a guia Membro De e clique em Adicionar. Digite Usuários Avançados na caixa Digite os Nomes de Objeto a Serem Selecionados e clique em OK.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail