Home > Dicas

Em paz com o Windows XP: Desordem no desktop

Encontre os ícones perdidos e, melhor ainda, faça o Windows exibi-los como quiser

Scott Spanbauer – PCW/EUA

13/10/2005 às 15h02

Foto:

Encontre os ícones perdidos e, melhor ainda, faça o Windows exibi-los como quiser.

Sossegue, bandeja do sistema

PROBLEMA – Você pode acessar alguns dos seus utilitários favoritos pela bandeja do sistema, mas, quando um desses ícones fica inativo por algum tempo, o XP faz o favor de ocultá-lo.

Windows XP - Personalizar notificaçõesSOLUÇÃO – Você não tem de tolerar o auxílio indesejado do XP. Clicar na seta que mostra ícones ocultos pode ser frustrante porque, pouquíssimo tempo depois, ela volta para o lugar. É tentador simplesmente fazer o Windows mostrar sempre todos os ícones. Para isso, clique com o botão direito do mouse no botão Iniciar ou na barra de tarefas, escolha Propriedades, desmarque Ocultar Ícones Inativos na seção Área de Notifica ção da guia Barra de Tarefas e clique em OK. Infelizmente, esta decisão pode resultar em uma bandeja do sistema vasta, espremendo ícones de programas no restante da barra de tarefas. Se você não gostar da alteração, tente usar o botão Personalizar em vez de desmarcar a opção Ocultar Ícones Inativos. Depois, defina o comportamento para ocultar ícones conforme suas necessidades (Ocultar Quando Inativo, Sempre Ocultar ou Sempre Mostrar).

Explorer (quase todo) ao seu gosto

PROBLEMA – Você estava ficando com dor de cabeça ao configurar o Windows Explorer para fornecer as informações de arquivo e pasta que queria no lugar da visão padrão toda vez que abre uma pasta nova.

SOLUÇÃO – Felizmente, você pode fazer o Explorer se lembrar de suas preferências em vez das preferências dele. Primeiro, ajuste o Explorer ao seu gosto, especificando quais detalhes (ou colunas de atributo) ele deve exibir, em que tipo de exibição (miniaturas, lista, detalhes etc.) ele vai abrir e como os arquivos serão agrupados (nome, data da modificação, autor, tamanho etc). Para que sua visão personalizada se torne a exibição padrão do Explorer, escolha Ferramentas/Opções de Pasta, selecione a guia Modo de Exibição e clique em Aplicar a Todas as Pastas. E – voilà – está tudo pronto. Há também quem prefira ver a estrutura de árvore de pastas (em vez do painel de tarefas padrão) no painel esquerdo e o conteúdo da pasta selecionada no painel direito, porque esta organização proporciona a maneira mais fácil de arrastar arquivos de uma pasta para outra. Por alguma razão irritante, porém, o Explorer recusa-se a se lembrar deste recurso, sempre retornando ao painel de tarefas em vez de exibi-lo. O Windows Vista vai corrigir o problema, movendo links de tarefas para uma nova barra de ferramentas horizontal.

Meus documentos onde eu bem entendo

PROBLEMA – Como seus predecessores, o XP encoraja você a guardar seus arquivos na pasta Meus Documentos. Há quem prefira manter os arquivos em outro lugar qualquer para que seja mais fácil encontrálos, copiá-los ou acessá-los .

Windows XP - Propriedades de Meus documentosSOLUÇÃO – O XP mostra-se razoavelmente condescendente ao permitir que você mude a localização da pasta Meus Documentos. Clique com o botão direito do mouse na pasta Meus Documentos, escolha Propriedades, selecione a guia Destino e clique em Mover para transferir a pasta Meus Documentos atual e seu conteúdo para outro lugar. Para fazer Meus Documentos apontar para uma pasta existente, clique em Localizar Destino em vez de Mover.

Acesso instantâneo à área de trabalho

PROBLEMA – Você mantém ícones de programas, arquivos e a Lixeira na área de trabalho. Assim que abre um programa, no entanto, os ícones da área de trabalho no menu Inicialização Rápida desaparecem porque outros elementos os tiram da parte visível do menu ou o próprio menu Inicialização Rápida não está visível.

SOLUÇÃO – Você pode acrescentar à barra de tarefas um ícone que vai mostrar a área de trabalho com um simples clique. Primeiro, ative a barra de ferramentas Inicialização Rápida, clique com o botão direito do mouse em um local vazio dela e selecione Barras de Ferramentas/Inicialização Rápida. A barra de ferramentas Inicialização Rápida deverá exibir o botão Mostrar Área de Trabalho por padrão. Se o botão Mostrar Área de Trabalho não aparecer, talvez tenha sido empurrado para o pop-up excedente do menu (indicado pelo ícone de dupla seta) à direita. Para mantê-lo acessível, arraste-o e solte-o na parte visível do menu. Você também pode obter acesso imediato aos ícones da área de trabalho sem minimizar janelas – basta acrescentar a barra de ferramentas Área de Trabalho à barra de tarefas. Clique com o botão direito do mouse em uma área vazia da barra de tarefas e escolha Barras de Ferramentas/ Área de Trabalho. Há um jeito ainda mais simples e que não consome espaço da barra de tarefas: pressione as teclas Windows (caso o teclado do seu computador a exiba) e D. Para voltar à exibição anterior, pressione o mesmo conjunto de teclas novamente.

Seus documentos ao seu alcance

PROBLEMA – O Windows oferece um link para Meus Documentos no menu Iniciar para que você possa abrir uma janela no Explorer para seus arquivos rapidamente. Mas, se você quer abrir um arquivo específico, tem de clicar, clicar e clicar. É uma chateação.

Windows XP - Personalizar o menu IniciarSOLUÇÃO – Se você gosta do modo como os submenus do menu Iniciar se expandem automaticamente, faça Meus Documentos funcionar da mesma maneira. Clique com o botão direito do mouse no botão Iniciar, escolha Propriedades, selecione a guia Menu Iniciar, clique em Personalizar e selecione a guia Avançado. Em seguida, role a lista Itens do Menu Iniciar até a seção Meus Documentos, selecione Exibir Como Um Menu e clique em OK. A mesma operação em outros itens do menu Iniciar listados, como Painel de Controle, acelera o acesso a estas partes do Windows.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail