Home > Dicas

Em paz com o Windows XP: Enigmas da conexão

Aprenda a driblar pop-ups inoportunos e controles maliciosos do Internet Explorer

Scott Spanbauer – PCW/EUA

13/10/2005 às 15h05

Foto:

Aprenda a driblar pop-ups inoportunos e controles maliciosos do Internet Explorer.

Elimine pop-ups Wi-Fi

PROBLEMA – Várias redes wireless às quais você se conecta têm sinais fracos. A conexão, em geral, está lá, mas oscila às vezes. Quando isso acontece, o Windows informa que a conexão foi interrompida e depois restabelecida por meio de pequenos balões de texto que emergem do ícone de conexão na bandeja de sistema. Após 10 ou 15 destas mensagens, você está disposto a passar sem uma rede wireless para se livrar das incessantes atualizações de status.

SOLUÇÃO – Para sua sorte, há uma maneira de estourar estes balões inoportunos para sempre. Clique com o botão direito do mouse no ícone da conexão na bandeja de sistema e escolha Abrir Conexões de Rede. Lá, clique com o botão direito na conexão, escolha Propriedades, desmarque Mostrar Ícone na Área de Notificação Quando Conectado e Notificar-me Quando Esta Conexão Não Tiver Conectividade ou Ela For Limitada e clique em OK. Este truque também funciona com conexões de rede cabeadas.

Ponha o ActiveX em banho-maria

PROBLEMA – Você está navegando na internet com o Internet Explorer e, de repente, aparece um link de hipertexto em uma página que sabe que não o continha antes. O culpado? Um adware que se instalou sub-repticiamente no seu computador devido a controles ActiveX superativos, que abrem a porta para programas baixados de páginas web.

SOLUÇÃO – A política mais segura é controlar o ActiveX. Escolha Ferramentas/Opções da Internet, selecione a guia Segurança, escolha a zona de Internet e clique no botão Nível Personalizado. Role até a seção Plug-ins e Controles ActiveX e ajuste as opções Fazer o Download de Controles ActiveX Assinados e Controles de Script ActiveX Marcados Como Seguros Para Execução de Scrips para Ativar — ou seja inflexível e marque Desativar. Ativar vai gerar caixas de diálogo pedindo para que você aprove downloads do ActiveX. Desativar fará com que os sites que exijam ActiveX não funcionem direito. Ajuste as opções Fazer o Download de Controles ActiveX Não Assinados e Inicializar e Executar Scripts de Controles ActiveX Não Marcados Como Seguros para Desativar (caso ainda não estejam assim, já que é o modo padrão no SP2). As legiões de convertidos ao Firefox que navegam diariamente sem ActiveX não sentirão falta e, em geral, você também não sentirá. Se você não puder viver sem um site que exija estas configurações, ative o ActiveX temporariamente para controles seguros ou assinados. A propósito, o XP SP2 acrescenta alguma proteção contra controles ActiveX maliciosos, e a versão 7 do Internet Explorer promete que o ActiveX será mais seguro quando utilizado sob o Windows Vista ao tornar o navegador totalmente funcional em uma conta do usuário com direitos restritos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail