Home > Notícias

Microsoft diz que SP3 disponível na web é falso

Segundo a empresa, o pacote pode danificar o sistema e cancelar a garantia da máquina

IDG Now!

17/10/2005 às 17h56

Foto:

Um funcionário da Microsoft alertou na sexta-feira (14/10) para que os internautas não baixem o suposto pacote de atualizações Service Pack 3 (SP3) para o Windows XP, que apareceu há duas semanas em um popular website de correções para softwares. Segundo a companhia, o pacote pode danificar o sistema e cancelar a garantia da máquina.

Em um grupo de discussão da Microsoft, o diretor de estratégias e consultor sênior Mike Brannigan avisou aos usuários que baixar e instalar o suposto SP3 poderia trazer problemas. "Você está sendo avisado a não se envolver com este pacote falso do SP3", escreveu ele. "Não é recomendado para testes já que este NÃO é o SP3 original. Qualquer um que instalar as atualizações está grosseiramente enganado, além de correr um sério risco de perder irrecuperavelmente os seus dados".

Por outro lado, o criador e administrador do website The Hotfix - que está distribuindo o suposto SP3 - reconhece que esta não é necessariamente a versão oficial, mas sim uma pré-visualização do que será apresentado no pacote final.

A Microsoft afirma que o Windows XP SP3 será divulgado logo após o lançamento do Windows Vista, marcado para chegar ao mercado ao final de 2006. "O nosso pacote é realmente uma pré-visualização do que será o oficial, já que essas correções estarão no SP3 de acordo com a própria base de conhecimento da Microsoft", escreveu Allen em seu website. "Cada uma dessas correções pode ser baixada gratuitamente da Microsoft usando os telefones de suporte da empresa".

Allen escreveu ainda que a possibilidade de o falso SP3 deixar a máquina do usuário menos estável não é problema da The Hotfix, e sim da Microsoft, que desenvolveu o software.

O criador do website deixou claro também que as atualizações recebidas têm origem em uma fonte da própria Microsoft. Segundo o funcionário, a companhia já está fazendo investigações internas para descobrir que deixou vazar as correções para o The Hotfix.

Após fazer silêncio sobre o assunto por diversas semanas seguidas, a Microsoft reconheceu na quinta-feira retrasada (06/10) o desenvolvimento de um terceiro pacote de atualizações para o Windows XP. A companhia, porém, não deu detalhes sobre o seu conteúdo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail