Home > Notícias

Palm adota software BlackBerry

Empresa espera vender o BlackBerry Treo 650 logo após o lançamento do Treo com sistema operacional Windows Mobile

IDG Now!

17/10/2005 às 18h05

Foto:

Semanas após anunciar a inclusão do BlackBerry em um celular que será lançado pela Nokia, a Research In Motion (RIM) declarou, nesta segunda-feira (17/10), que a Palm irá utilizar o seu software de e-mail no aparelho Treo 650, a partir de 2006.

Um dos smartphones mais vendidos nos Estados Unidos, o Treo 650 deverá manter o visual do serviço de e-mail atual, o Versamail, em sua nova versão dotada do software BlackBerry. Segundo Joe Fabris, diretor de marketing para a divisão wireless (sem fio) da Palm, a intensão é manter o layout familiar. O aparelho fará leituras de e-mails enviados pelos serviços Exchange, da Microsoft, e Lotus Domino, da IBM.

Mesmo contando com seus próprios hardwares, inclusive modelos capazes de fazer ligações telefônicas, a RIM irá expandir o número de aparelhos com seu software integrado após as recentes parcerias.

Para Rob Enderle, analista do The Ederle Group, da Califórnia, a Palm e a Nokia são melhores na integração da comunicação por voz e dados em um único aparelho.

O novo sistema de licenciamento de seu software também é apontado pelo analista como uma boa saída caso a RIM perca na justiça a briga travada com a NTP por patentes relacionadas ao BlackBerry.

A Palm espera vender o BlackBerry Treo 650 logo após o lançamento do Treo com sistema operacional Windows Mobile. Por enquanto, somente aparelhos com sistema operacional da Palm terão a tecnologia BlackBerry. Enquanto os dotados de Windows terão serviço de e-mail da Microsoft. Em um futuro próximo, contudo, o analista prevê que a Palm ofereça a opção de escolha ao usuário.

Curiosamente, a Palm também tem acordo com a Good Technology, concorrente da RIM, para o oferecimento da tecnologia do serviço de e-mail do Treo 600. A Good também trabalha com dispositivos que usam sistema operacional Windows.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail