Home > Notícias

Usuário do Skype vira alvo de vírus

MessageLabs anunciou o surgimento de uma variante do Mytob que se disfarça como a versão 1.4 do comunicador e chega ao internauta por e-mail

IDG Now!

18/10/2005 às 19h14

Foto:

Os usuários do comunicador de voz sobre IP (VoIP) Skype entraram na mira dos desenvolvedores de vírus. A MessageLabs anunciou nesta terça-feira (18/10) o surgimento de uma variante do Mytob que se disfarça como a versão 1.4 do comunicador e chega ao internauta por e-mail.

Segundo a empresa de segurança, somente nesta manhã mais de 800 cópias do código malicioso foram bloqueadas. Após uma análise detalhada, especialistas da MessageLabs afirmaram que essa variante foi criada por um conhecido hacker chinês, e não pelo autor original das outras dezenas de variantes do Mytob.

Para Maksym Schipka, pesquisador sênior da MessageLabs, essa é a primeira praga que menciona o Skype e, assim, cria um novo tema para ataques que dependem da engenharia social para terem sucesso.

Caso o internauta abra o anexo da mensagem de e-mail contaminada, o sistema operacional Windows é transformado em um terminal zumbi para o envio de spam e outras cópias do vírus.

Por enquanto, diz a MessageLabs, a praga apenas infecta e não consegue se conectar a nenhum servidor remoto. Essa característica, entretanto, pode ser modificada a qualquer momento pelos criadores da variante.

Os sistemas operacionais afetados são o Windows XP, 2003, 2000, NT, ME, 98 e 95.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail