Home > Notícias

Vendas globais de PCs crescem 17% no 3º trimestre

Dell é a líder global com 18% de participação de mercado, segundo a IDC, e 17%, pelos dados do Gartner

IDG Now!

18/10/2005 às 19h21

Foto:

Estimuladas pelos micros de baixo preço, as vendas mundiais de computadores pessoais (PCs) cresceram mais de 17% no terceiro trimestre de 2005, de acordo com dados de duas companhias independentes de pesquisa, a IDC e o Gartner. A Dell Computer Inc. é a líder global nos dois rankings, com 18% de participação de mercado, segundo a IDC, e 17%, pelos dados do Gartner.

Os sistemas de baixo custo e os computadores portáteis foram os principais responsáveis pelo crescimento, que ocorreu apesar do aumento das taxas de juros e do preço do petróleo, afirmou a IDC. "O crescimento do mercado de PCs no trimestre foi excelente e manteve sua relativa independência das tendências econômicas", afirmou Loren Loverde, diretor da IDC.

O Gartner destacou a demanda por computadores móveis por parte de usuários domesticos como particularmente forte no trimestre. De forma geral, o desempenho foi acima da expectativa, disse Charles Smulders, vice-presidente de plataformas de computação da empresa.

Segundo dados da IDC, a Dell foi a líder global no trimestre, com vendas de 9,5 milhões de computadores pessoais, o que representa 18% de participação de mercado. Nos Estados Unidos, ainda segundo os dados da IDC, a Dell vendeu 5,6 milhões de computadores pessoais, o que representa uma participação de mercado de 33%.

Os dados do Gartner mostram também a Dell como líder global no terceiro trimestre de 2005, com vendas de 9,2 milhões de computadores pessoais, o que representa uma participação de mercado de 17%. Nos EUA, a empresa vendeu 5,5 milhões de micros, 30,7% de participação.

Em segundo lugar, tanto na IDC como no Gartner, está a Hewlett-Packard, com vendas globais de 8,5 milhões de computadores, o que significa 16% de participação de mercado.

A Lenovo Group é a terceira colocada, com a comercialização de 4 milhões de PCs globalmente e 7,7% de participação de mercado segundo a IDC. Os números do Gartner são semelhantes.

A Acer foi a quarta colocada global, seguida pela Fujitsu, na lista dos dois institutos de pesquisas.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail