Home > Notícias

Firefox atinge 100 milhões de downloads

Depois de seu grande momento, o Firefox sentiu as dores do crescimento: teve vários problemas de segurança e, pelo menos dois relatórios afirmavam que o browser teve mais vulnerabilidades do que o IE em 2005

Ralphe Manzoni Jr., do IDG Now!

20/10/2005 às 11h31

Foto:

Quase um ano depois de a versão 1.0 do Firefox ter sido lançada, em novembro de 2004, o browser de código aberto atingiu a marca de 100 milhões de downloads. A informação é do site SpreadFirefox, que promove a adoção do software de código aberto, e foi atingida na quarta-feira (19/10), no final da noite.

Desde que foi lançado, o Firefox chamou a atenção dos entusiastas por tecnologia e da mídia. Pela primeira vez em anos, o Internet Explorer (IE), da Microsoft, que reinava soberano no mercado de browsers, começou a perder mercado. O Firefox, em poucos meses, ganhou cerca de  7% do mercado de navegadores de internet, enquanto o IE caiu para menos de 90%, segundo várias pesquisas.

Não parece muito, é verdade, mas foi suficiente para que a Microsoft, que há anos não modificava o IE, anunciasse que estava trabalhando em uma nova versão: o IE 7, que deve ser lançada em dezembro deste ano.

Depois de seu grande momento, o Firefox começou sentir as dores do crescimento: teve vários problemas de segurança e, pelo menos dois relatórios - da Secunia e da Symantec -afirmavam que o browser, em 2005, teve mais vulnerabilidades do que o IE.

É verdade que o IE, segundo os dois relatórios, é o alvo preferencial dos hackers. Também é verdade que a Fundação Mozilla, que desenvolve o software, corrige os problemas mais rapidamente do que a Microsoft.

O desafio do Firefox, agora, é romper o estigma de navegador para usuários entusiastas e chegar ao internauta comum (que muitas vezes usa o IE porque ele é considerado padrão). A resposta da Fundação Mozilla para esse desafio é a versão 1.5, chamada de Deer Park, que trará inovações para pavimentar os próximos 100 milhões de downloads.

Será suficiente para provocar uma nova reviravolta no mercado de browsers? A única certeza é que os meses de novembro e dezembro serão bastantes agitados, com os dois principais navegadores do mercado duelando com suas novas versões.

O SpreadFirefox criou uma página para celebrar a marca de 100 milhões de downloads (veja aqui).
 
 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail