Home > Notícias

Projeto apresenta versão 2.0 do OpenOffice

Suíte de aplicativos tem a ambição de chegar às máquinas de empresas, governos e até mesmo usuários domésticos de desktops

IDG Now!

24/10/2005 às 12h25

Foto:

Menos de um mês após a Sun anunciar a versão 8 do StarOffice ao final de setembro, o projeto de código aberto OpenOffice.org apresentou nesta quinta-feira (20/10) a sua suíte de aplicativos de escritório OpenOffice.org 2.0, com ambição de chegar às máquinas de empresas, governos e até mesmo usuários domésticos de desktops.

Durante dois anos seguidos, o OpenOffice.org 2.0 foi desenvolvido por uma comunidade de programadores independentes e empresas de tecnologia patrocinadoras do projeto, como Sun Microsystems, Novell, Red Hat, Debian e Intel. "O OpenOffice.org está no caminho de se tornar a suíte de produtividade mais popular que o mundo já viu, dando aos usuários segurança, chance de escolha e oportunidade de participar em uma das maiores iniciativas que a internet já viu", escreveu Jonathan Schwartz, o presidente da Sun, em um comunicado oficial na página da companhia.

As novidades do pacote são um banco de dados chamado OpenOffice.org Base, além de suporte nativo ao formato aberto OpenDocument e liberdade para modificação da interface gráfica.

O OpenDocument é um formato de arquivo em XML - utilizado para salvar planilhas, memorandos, apresentações, gráficos e documentos de texto - que já está sendo adotado progressivamente por órgãos públicos e empresas que adotaram soluções de código aberto. Nos EUA, o estado de Massachusetts tornou obrigatório o uso do formato em documentos internos, deixando o .DOC do Microsoft Word como opcional.

A OpenOffice.org afirma que a interface presente na versão 2.0 foi desenvolvida para facilitar a transição de outros pacotes de aplicativos de escritório. Um exemplo é o das barras de ferramentas, que poderão ser posicionadas em qualquer lugar da tela, ao contrário das estacionárias presentes na versão anterior.

Além disso, será possível também abrir documentos em formato PDF, proprietário da Adobe.

O OpenOffice.org 2.0 está disponível gratuitamente para Windows, GNU/Linux, Sun Solaris, Mac OS X, entre outras. Para baixar o pacote, clique aqui.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail