Home > Notícias

Iniciativa padronizará Linux em celulares

PalmSource e a France Télécom fazem parte do grupo de trabalho

IDG Now!

26/10/2005 às 17h32

Foto:

Um grupo de companhias de diversos países, entre elas a PalmSource e a France Télécom, planeja lançar até a metade de novembro uma iniciativa para padronizar as aplicações desenvolvidas para celulares equipados com sistema operacional Linux.

Chamado de Linux Phone Standardization Forum (LiPS), o grupo foi criado para complementar os esforços já realizados pela Mobile Linux Initative, um grupo de trabalho criado pela Open Source Development Labs (OSDL) para unificar o desenvolvimento de sistemas Linux para empresas interessadas em empregá-lo nos seus smartphones ou outros portáteis.

A diferença entre a LiPS e a Mobile Linux Initative está no foco, já que a segunda tem como objetivo trabalhar no kernel do Linux, o núcleo operacional do sistema de código aberto. As tecnologias desenvolvidas, portanto, são relacionadas ao gerenciamento de energia pelos aparelhos e melhor uso de memória. "O LiPS é mais orientado a uma camada acima", disse Claude Beullens, diretor da OSDL para a Europa, Oriente Médio e África. "Eles estão mais concentrados na parte de aplicativos. Então, de fato, os trabalhos de ambos são muito complementares".

O uso do Linux em telefones celulares inteligentes é mais comum na China, país em que a Motorola anunciou ter vendido pelo menos três milhões de aparelhos equipados com o sistema.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail