Home > Notícias

Um Firefox do seu jeito

Rendeu-se ao novo browser? Veja uma coleção de doze extensões para tornar seu trabalho mais produtivo

Gonzalo Álvarez Marañón, PCW – ESPANHA

26/10/2005 às 16h10

Foto:

À primeira vista, o Firefox parece até um navegador funcionalmente pobre. Mas a impressão desaparece por completo quando você descobre o inesgotável mundo das extensões para Firefox. Você verá que pode fazer praticamente qualquer coisa que imaginar com uma ou outra extensão. E, se não existe um add-on para o que deseja, você tem à disposição as ferramentas necessárias para criá-lo.

As extensões são pequenos componentes que podem ser acrescentados ao navegador Firefox para melhorar sua funcionalidade. Elas permitem adicionar ao browser qualquer coisa, desde um botão a uma barra e uma opção a um menu contextual até novas barras e aplicações separadas. Existe um site centralizado a partir do qual é possível baixar todo tipo de extensão para o Firefox. É o addons.update.mozilla.org/extensions.

Qualquer um, com o talento necessário, pode criar extensões. Para escrevê-las, é preciso, entre outras coisas, conhecer a fundo XUL (XML User Interface Language ou Linguagem de Interface de Usuário em XML). Para trabalhar com XUL, é recomendável ter um sólido conhecimento de JavaScript, HTML, XML e CSS. Dois bons lugares para recorrer em busca de informação e inspiração sobre como programar extensões em XUL são os sites www.mozilla.org/docs/tutorials/tinderstatus e www.xulplanet.com/tutorials/xultu.

Veja, a seguir, uma coleção de extensões que vai tornar sua navegação na web mais prática.

> Barra Google para o Firefox
> Formulários preenchidos
> Alerta do Gmail
> Movimentos do mouse
> Abas mais eficientes
> FTP para Firefox
> Exame de cookies
> Perfeitas para desenvolvedores
> Histórico das extensões

Leia mais:
Como instalar extensões
A extensão não funciona?
Faça o download do Firefox 1.0.7

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail