Home > Notícias

Acordo da Apple gera carência de chips

Demanda por chips de memória flash com alta capacidade pela indústria de MP3 player ultrapassa o oferecimento das fabricantes e deverá debilitar a oferta de tocadores nos próximos meses

IDG Now!

26/10/2005 às 17h36

Foto:

Uma carência generalizada de chips de memória flash irá comprometer o oferecimento de MP3 players da Creative nos meses de férias do final de ano, época em que o setor espera aumento das vendas. O motido da queda seria um acordo da Apple com a Samsung.

Quem comentou o caso foi Craig McHugh, presidente da Creative, durante encontro com analistas econômicos nesta quarta-feira (26/10). "A demanda por chips de memória flash com alta capacidade pela indústria de MP3 player ultrapassa o oferecimento das fabricantes e deverá debilitar o oferecimento de nosso tocadores nos próximos meses", explica.

Segundo Craig a baixa oferta dos chips está ligada a um acordo que a Apple fez com a Samsung, apesar do executivo não citar diretamente o nome da fabricante de chips.

O acordo assegura o oferecimento de chips de memória flash para a linha de produtos da Apple, que ganharam dois novos modelos do gênero nos últimos meses, são as versões de 2GB (Gigabyte) e 4 GB do diminuto iPod nano.

Segundo Sim Wong Hoo, CEO da Creative em Singapore, o acordo da Apple está pressionando toda a indústria de MP3 player. "As fabricantes de modelos de baixo custo estão saindo do mercado com essa pressão promovida pela Apple. Se a Creative está perdendo dinheiro, para as outras empresas é mais difícil ainda enfrentar essa batalha".

Hoo acredita que o acordo da Apple não deve durar muito por que não é favorável à Samsung.  "Eu não acredito que o vendedor está se beneficiando com esse acordo. Não é como a indústria costuma praticar". O executivo não especulou sobre quanto a Apple estaria pagando à Samsung.

O acordo já foi criticado pelas fabricantes coreanas de MP3 players. Segundo veículos da imprensa local, uma investigação sobre o acordo poderá ser realizada. 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail