Home > Dicas

Melhore a segurança de sua rede Wi-Fi

Ninguém duvida da praticidade e da utilidade das redes sem fio, mas há vulnerabilidades de segurança. Confira algumas dicas para tornar sua rede Wi-Fi mais segura

Jorge E. Rodríguez Vega – PC WORLD / Espanha

27/10/2005 às 13h17

Foto:

wireless - flashAs redes Wi-Fi oferecem numerosas vantagens sobre as convencionais, que espalham cabos e fios pela casa ou pelo escritório de trabalho. São fáceis de instalar, não são muito caras e proporcionam maior liberdade aos usuários. Em vez de ficar preso a uma mesa ou ao conector de internet mais próximo, o usuário de redes sem fio podem pegar o notebook e se sentar na sala de reunião, no escritório de um colega ou até no jardim ou terraço da casa e acessar a web ou a rede empresarial. Tudo isso sem esticar um cabo.

Porém, como a maioria das novidades tecnológicas, estas mesmas vantagens podem se voltar contra nós::  as ameaças de segurança associadas a redes wireless não são poucas. Para entrar em uma rede Wi-Fi, é necessário apenas estar nas proximidades, a alguns metros do ponto de acesso. E esta distância pode aumentar ainda mais se o intruso utiliza uma boa antena omnidirecional ou unidirecional. Resumindo, é possível invadir uma rede sem fio do estacionamento do prédio da empresa ou sentado comodamente em um banco de rua ou comércio vizinho.

Por isso, se não colocamos em nossa rede sem fio as medidas de segurança necessárias, estaremos dando de presente ao nosso vizinho, intruso ou competidor, no mínimo um acesso gratuito à internet. Caso as vulnerabilidades sejam ainda mais menosprezadas, toda a informação empresarial ou pessoal que circule pela rede pode ser desviada. De documentos de trabalho a senhas de banco eletrônico.

Para enfrentar o problema, preparamos as seguintes dicas:

1. Conheça os pontos fracos de uma rede sem fio
2. Saiba o que fazer para dificultar um ataque
3. Entenda os principais padrões de segurança do Wi-Fi

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail