Home > Dicas

Instale duas placas de vídeo em um PC

Amplie os recursos gráficos do seu sistema com o uso de duas aceleradoras gráficas SLI

PC WORLD - ESPANHA

27/10/2005 às 15h36

Foto:

Os profissionais que trabalham com vídeo e os fãs de jogos buscam sempre novas formas de melhorar o rendimento dos seus sistemas na área gráfica. Até agora, em equipamentos domésticos e pela limitação do barramento de dados AGP, isto só podia ser conseguido atualizando a placa aceleradora à medida que apareciam novos chips gráficos, novas tecnologias de memória relacionada a vídeo ou, pior ainda, no caso de novas versões do padrão AGP, mudando também a placa-mãe.

Graças às possibilidades da tecnologia PCI Express, que permite utilizar mais de uma placa acelerado gráfica, é possível conseguir maior rendimento em plataformas 3D. A NVidia foi a primeira fabricante a implementar uma tecnologia doméstica PCI Express de cartão gráfico Dual, que leva o nome de SLI (Scan Line Interleave). Saiba como utilizá-la.

Como funciona?
Antes de instalar o nosso sistema gráfico dual, vamos ver como funciona esta tecnologia e como ela pode melhorar o sistema. A tecnologia NVidia SLI (Scalable Link Interface) foi pioneira nos computadores domésticos permitindo combinar dois cartões gráficos SLI no mesmo sistema para proporcionar assim um rendimento de gráficos 3D superior ao dos habituais sistemas com apenas uma placa. Ela oferece escalabilidade e rendimento, aproveitando a enorme largura de banda do barramento PCI Express, podendo chegar, segundo a NVidia, a proporcionar até duas vezes mais rendimento que uma configuração com só uma GPU (Graphics Processing Unit). Ligadas por um conector SLI, ambas GPUs têm uma via de comunicação direta e podem aproveitar a outra para liberar a principal de uma grande carga de trabalho e aumentar o rendimento – ou conseguir aceleração 3D independente em sistemas com mais de uma tela. A segunda parte da tecnologia é composta por uma placa-mãe com suporte SLI, que atualmente só é oferecida pelas últimas versões com chipset nForce4. Essas motherboards incluem placa PCI Express com dois conectores físicos para as placas gráficas unidas pelo conector SLI, que é o que vai permitir a comunicação entre ambas e o balanço de trabalho.

Próximos passos
1. Equipamento necessário
2. Conecte as placas
3. Configuração do software

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail