Home > Dicas

Elimine pequenos riscos

Dave Johnson – PC WORLD/EUA

28/10/2005 às 16h46

Foto:

Foto rasgo 1Tenho muitas fotos antigas que não foram bem tratadas ao longo dos anos. Algumas delas foram danificadas, como esta ao lado, que tem um longo rasgo e um pequeno risco. O rasgo está à esquerda, atravessando a gola da blusa. Você sabe que é um rasgo porque é uma linha escura formada por bordas sobrepostas da foto rasgada. O pequeno risco à direita, na mesma direção do rasgo, está branco porque a camada superior da foto saiu, revelando o papel embaixo.

Vamos trabalhar no risco primeiro. Como não está muito ruim, podemos tentar usar o removedor automático de riscos do Paint Shop Pro 9.

Depois de salvar uma cópia da foto no disco rígido, selecione o risco. Para fazer isso, clique na ferramenta Freehand Selection (no quinto item no alto da barra de ferramentas, no lado esquerdo da tela) e ajuste Selection Type para Freehand na paleta Tool Options, no alto da tela. Se Tool Options não estivar ativada, escolha View, Palettes, Tool Options no menu. Trace o risco com a ferramenta Freehand até ele estar totalmente selecionado (conforme a imagem abaixo).

Foto rasgo 2

Em seguida, escolha Adjust, Add/Remove Noise, Automatic Small Scratch Remover. Este recurso é mais adequado para riscos pequenos e estreitos, exatamente o que precisamos aqui. Na caixa de diálogo, certifique-se de que apenas “Remove light scratches” está ativado e observe o efeito na janela de preview à direita; talvez você precise dar um zoom para ver o risco claramente. Se a ferramenta não captar tudo, ajuste o botão Strength level para Aggressive.

Foto rasgo 3Com você talvez seja diferente, mas esta técnica funciona muito bem para mim (veja o resultado ao lado). Se você aprovar a mudança, clique em OK e remova a seleção clicando com o botão direito do mouse em qualquer lugar da sua foto.

> Remova um rasgo

Saiba mais:
Info center - Fotografia digital

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail