Home > Dicas

Remova um rasgo

Dave Johnson – PC WORLD/EUA

28/10/2005 às 16h47

Foto:

O rasgo é grande demais para o removedor automático do Paint Shop Pro. Se você não acredita em mim, experimente selecioná-lo e rodar o Automatic Small Scratch Remover ajustado para “Remove dark scratches”. Você vai descobrir que o programa não remove tudo.

Em vez disso, experimente usar a ferramenta Scratch Remover. Certifique-se de que não haja seleções na foto (escolha Selections, Select None) e selecione o Scratch Remover no oitavo item da barra de ferramentas (o mesmo lugar onde você costuma encontrar o Clone Brush).

Na paleta Tool Options, escolha Small scratches no menu predefinido ou ajuste a largura para cerca de 15 pixels. Depois, clique no rasgo e arraste a ferramenta para outro ponto do rasgo. Quando soltar o mouse, verá que esta região está corrigida. Continue a trabalhar no rasgo em pequenas seções – cerca de 5 a 6 repetições são suficientes para uma mancha do tamanho da foto de exemplo.

Foto rasgo 4Veja o resultado na imagem ao lado. Nada mau para um trabalho de 30 segundos. Mas talvez você se incomode com o visual manchado da correção – nem sempre o Scratch Remover gera resultados perfeitos. Se você não gostar da abordagem semi-automática, desfaça seu trabalho com o Scratch Remover e use o Clone Brush.

Na paleta Tool Options, ajuste o Clone Brush (encontrado no mesmo ícone do Scratch Remover) para cerca de 10 ou 15 pixels de tamanho, ligeiramente maior que o rasgo. Certifique-se que a opacidade é de 100 por cento. Agora, clique com o botão direito do mouse muito perto do rasgo e clique no próprio rasgo. Dê umas pancadinhas com alguns cliques para apagar o rasgo. Depois saia, clique com o botão direito do mouse para mudar a origem e clique mais um pouco no rasgo.

Foto rasgo 5Para obter os resultados melhores, alterne os pontos de origem para trechos acima e abaixo do rasgo – assim você terá um padrão e um efeito de iluminação mais realistas. Quando terminar, talvez você queira baixar a opacidade para cerca de 50% e fazer um novo retoque para mesclar alguns outros padrões próximos acima e abaixo do rasgo de modo a completar a ilusão, conforme a imagem ao lado.

Saiba mais:
Info center - Fotografia digital

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail