Home > Notícias

Negroponte vem ao Brasil defender laptop de US$ 100

O modelo de notebook proposto leva processador de 500 MegaHertz (MHz), monitor de cristal líquido (LCD) de sete polegadas e resolução de 640 por 480 pixels, disco rígido de 5 Gigabytes, quatro portas USB e sistema operacional Linu

Ralphe Manzoni - IDG Now!

31/10/2005 às 16h28

Foto:

O chairmam e co-fundador do Laboratório de Mídia do MIT, Nicholas Negroponte, esteve nesta sexta-feira (28/10) no Brasil para defender seu projeto de um laptop de 100 dólares para fins educacionais.

O projeto, cujo objetivo é levar um laptop para cada criança, vai ter o seu primeiro protótipo mostrado no dia 17 de novembro, em Túnis, na Túnisia, durante a Cúpula Mundial da Sociedade da Informação.

O Brasil é um dos países, ao lado de China, Nigéria, Egito e Tailândia, que analisam o projeto. "Depois da Tailândia, o Brasil é um dos países mais positivos", afirmou Negroponte. "O Brasil é o país perfeito para fazer isso", conclui.

Negroponte afirmou que não existe nenhum contrato assinado com estes governos, pois o laptop de 100 dólares é ainda apenas um conceito.

O governo brasileiro criou um comitê técnico para avaliar a proposta. "É uma avaliação preliminar, mas o conceito e o processamento é bastante bom", disse Roseli Lopes, professora da Escola Politécnica da USP, que faz parte do grupo.

De acordo com ela, o Brasil tem 55 milhões de crianças entre o ensino fundamental e médio, 10% delas em escolas particulares.

A expectativa de Negroponte é mostrar dois protótipos comerciais no primeiro trimestre de 2006, quando os primeros contratos com os países devem ser assinados.

Até o final de 2006, a previsão de Negroponte é da fabricação de 5 milhões a 15 milhões de laptops. Em 2007, a produção deve ficar entre 100 milhões e 150 milhões.

O modelo de notebook proposto leva processador de 500 MegaHertz (MHz), monitor de cristal líquido (LCD) de sete polegadas e resolução de 640 por 480 pixels, disco rígido de 5 Gigabytes, quatro portas USB e sistema operacional Linux.

IDG Now!: Veja mais detalhes do projeto

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail