Home > Notícias

Cada foto por 1 real

Kit da HP promete preço por cópia impressa próximo do que é cobrado pelos laboratórios fotográficos. Será mesmo?

Mário Nagano

31/10/2005 às 11h34

Foto:

Fotos - gdeVocê é daqueles que gosta de imprimir as fotos em casa, mas acha que a brincadeira fica muito cara? Para incentivar o hábito do “faça você mesmo”, a HP lançou três kits que prometem custo por cópia muito próximo dos valores cobrados pelos laboratórios fotográficos comerciais. PC WORLD testou o pacote que inclui dois cartuchos HP 95 e 200 folhas de papel fotográfico 10 por 15 centímetros HP Premium Photo sem borda, vendido por 198 reais.

Com este kit, cada copia sai, em tese, por 99 centavos de real. A economia é considerável se levarmos em conta que o cartucho HP 95 avulso custa 82 reais e um pacote de papel fotográfico da marca com 20 folhas não sai por menos de 39 reais – ou seja, para produzir cada uma das 200 fotos você gastaria 2,77 reais.

O objetivo da avaliação era verificar se os dois cartuchos de tinta são suficientes para as 200 folhas do kit. Para isso, imprimimos aleatoriamente todo tipo de imagem até que a primeira falha de impressão surgisse. Ao afirmar que o custo de cada foto é de 99 centavos, o marketing da HP parte da premissa de que todas as 200 fotos do kit saem perfeitas – o que não aconteceu em nossos testes.

No caso da impressora PhotoSmart 375, toda vez que um novo cartucho é instalado, uma folha é usada para alinhar a cabeça de impressão. E quando o primeiro cartucho acaba, outra é perdida por falha na impressão. Perdemos a terceira no alinhamento da cabeça do segundo cartucho. Na melhor das hipóteses, portanto, é possível imprimir 197 fotos. Por conta disso, o custo de cada cópia sobe para pouco mais de 1 real. Na situação específica do teste, contabilizamos 10 folhas danificadas entre impressões imperfeitas e alinhamento de cartucho. Ou seja, o preço por cópia saltou para 1,04 real.

Mesmo com a diferença entre o prometido e o obtido, não deixa de ser um bom negócio para quem quer passar as fotos digitais para o papel em casa mesmo. Mas, se você não fizer questão de imprimir suas próprias fotos, continua sendo mais vantajoso para seu bolso freqüentar os laboratórios fotográficos. Eles chegam a cobrar apenas 0,80 real pela reprodução do mesmo tamanho.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail